A disciplina de neuroanatomia é taxada como uma das mais complexas e difíceis do ciclo básico de formação em cursos de saúde. Para diminuir as dificuldades no ensino-aprendizagem dos alunos, é necessária a utilização de peças cadavéricas que são obtidas através de doações de cadáveres de corpos não reclamados por suas famílias. Para minimizar a defasagem no ensino prático, a implementação de técnicas de aprendizagem é fundamental. A confecção e utilização de modelos neuroanatômicos auxiliam na fixação do assunto teórico e facilitam na compreensão do ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo confeccionar modelos neuroanatômicos humanos alternativos, com material de baixo custo, para as aulas práticas de neuroanatomia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. O estudo é do tipo pesquisa-ação, exploratório, descritivo, onde foram confeccionados modelos neuroanatômicos no Laboratório de Anatomia Humana com materiais de baixo custo, a fim de aumentar o acervo e melhorar a aprendizagem no ensino prático. As confecções desses modelos foram feitas com isopor, massa de biscuit, barbante, tinta acrílica colorida, tinta óleo colorida, emborrachado, cartolina e ataduras de gesso. Foram confeccionadas 04 (quatro) peças neuroanatômicas que correspondem à medula espinhal, com suas, respectivas, vistas anterior e posterior, e o seu corte transversal referentes às divisões anatômicas segmentares. Para as vistas anterior e posterior foram utilizados isopor, massa de biscuit, tinta acrílica colorida, tinta óleo colorida e barbante. Esses materiais também foram utilizados para a preparação dos cortes transversais da medula nas diferentes regiões, evidenciando seus tratos de condução nervosa, além da confecção de modelos da formação reticular. Foram produzidas peças de gesso do membro superior e inferior com a representação de sua inervação cutânea. Com estas confecções de modelos neuroanatômicos, estes serão utilizados nas aulas práticas no Laboratório de Anatomia Humana, onde fará parte de seu acervo permitindo uma melhor qualidade no ensino-aprendizagem da disciplina de neuroanatomia para os cursos de ciências da saúde da UPE, Campus Petrolina. Observa-se que a confecção destes modelos faz-se necessário para a realização de aulas práticas sendo possível elaborá-los com qualidade a baixo custo, tornando-se uma alternativa diante das reais dificuldades na obtenção de peças cadavéricas e sendo uma forte ferramenta no ensino-aprendizagem da disciplina de neuroanatomia humana.