Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO EXTERNATO SÃO JOSÉ

Palavra-chaves: LÚDICO, ENSINO APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6985
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 855
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO EXTERNATO SÃO JOSÉ"
    "resumo" => "RESUMOOs jogos e as brincadeiras são importantíssimos para a vida social e emocional, através deles o indivíduo adquire valores e cria seu próprio mundo. O lúdico traz essa importância para a socialização e sabemos que brincando e jogando o ser humano se torna apto a viver uma ordem social e num mundo cultural e simbólico, as brincadeiras dão ênfase a um mundo imaginário cheio de fantasias, no qual os indivíduos realizam seus desejos e desenvolve sua linguagem e criatividade. Dessa maneira, compreendemos que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar na sala de aula como uma maneira de ensinar de forma mais prazerosa, criativa e motivadora, baseado nessa prerrogativa podemos dizer que a utilização do lúdico na sala de aula contribui para o desenvolvimento do indivíduo, pois através de brincadeiras e jogos, o indivíduo   desenvolve melhor habilidades, tais como o pensamento, a fala, a expressão e elaborando sentido para o mundo. O lúdico trata-se de uma temática que interessa bastante educadores, haja vista que no processo de ensino aprendizagem ele pode contribuir para um ensino que viabilize a interação entre os alunos e um maior desenvolvimento do cognitivo, levando- as a diferenciar o que é real do imaginário, segundo Maluf (2003, p.33) “ é com brincadeiras que as crianças desenvolvem com clareza importantes funções mentais e desenvolve sua linguagem diferenciando o seu mundo interior que são as fantasias, desejos e imaginações do seu mundo real”. O planejamento deve estar de acordo com aquilo que é vivenciado incluindo o lúdico. Mas o lúdico vem crescendo dentro das salas de aula, alguns professores estão cada vez mais proporcionando aos educandos aulas mais diversificadas e contextualizada, é preciso as vezes desapegar das velhas metodologias e dá lugar também aquilo que só acrescenta o ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_14_01_idinscrito_330_11c7fe17ef8795a4dd236f4e7bfca9ed.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE LIMA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA LIMA"
    "autor_email" => "camila.lima.18@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6985
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 855
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO EXTERNATO SÃO JOSÉ"
    "resumo" => "RESUMOOs jogos e as brincadeiras são importantíssimos para a vida social e emocional, através deles o indivíduo adquire valores e cria seu próprio mundo. O lúdico traz essa importância para a socialização e sabemos que brincando e jogando o ser humano se torna apto a viver uma ordem social e num mundo cultural e simbólico, as brincadeiras dão ênfase a um mundo imaginário cheio de fantasias, no qual os indivíduos realizam seus desejos e desenvolve sua linguagem e criatividade. Dessa maneira, compreendemos que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar na sala de aula como uma maneira de ensinar de forma mais prazerosa, criativa e motivadora, baseado nessa prerrogativa podemos dizer que a utilização do lúdico na sala de aula contribui para o desenvolvimento do indivíduo, pois através de brincadeiras e jogos, o indivíduo   desenvolve melhor habilidades, tais como o pensamento, a fala, a expressão e elaborando sentido para o mundo. O lúdico trata-se de uma temática que interessa bastante educadores, haja vista que no processo de ensino aprendizagem ele pode contribuir para um ensino que viabilize a interação entre os alunos e um maior desenvolvimento do cognitivo, levando- as a diferenciar o que é real do imaginário, segundo Maluf (2003, p.33) “ é com brincadeiras que as crianças desenvolvem com clareza importantes funções mentais e desenvolve sua linguagem diferenciando o seu mundo interior que são as fantasias, desejos e imaginações do seu mundo real”. O planejamento deve estar de acordo com aquilo que é vivenciado incluindo o lúdico. Mas o lúdico vem crescendo dentro das salas de aula, alguns professores estão cada vez mais proporcionando aos educandos aulas mais diversificadas e contextualizada, é preciso as vezes desapegar das velhas metodologias e dá lugar também aquilo que só acrescenta o ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_14_01_idinscrito_330_11c7fe17ef8795a4dd236f4e7bfca9ed.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE LIMA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA LIMA"
    "autor_email" => "camila.lima.18@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMOOs jogos e as brincadeiras são importantíssimos para a vida social e emocional, através deles o indivíduo adquire valores e cria seu próprio mundo. O lúdico traz essa importância para a socialização e sabemos que brincando e jogando o ser humano se torna apto a viver uma ordem social e num mundo cultural e simbólico, as brincadeiras dão ênfase a um mundo imaginário cheio de fantasias, no qual os indivíduos realizam seus desejos e desenvolve sua linguagem e criatividade. Dessa maneira, compreendemos que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar na sala de aula como uma maneira de ensinar de forma mais prazerosa, criativa e motivadora, baseado nessa prerrogativa podemos dizer que a utilização do lúdico na sala de aula contribui para o desenvolvimento do indivíduo, pois através de brincadeiras e jogos, o indivíduo desenvolve melhor habilidades, tais como o pensamento, a fala, a expressão e elaborando sentido para o mundo. O lúdico trata-se de uma temática que interessa bastante educadores, haja vista que no processo de ensino aprendizagem ele pode contribuir para um ensino que viabilize a interação entre os alunos e um maior desenvolvimento do cognitivo, levando- as a diferenciar o que é real do imaginário, segundo Maluf (2003, p.33) “ é com brincadeiras que as crianças desenvolvem com clareza importantes funções mentais e desenvolve sua linguagem diferenciando o seu mundo interior que são as fantasias, desejos e imaginações do seu mundo real”. O planejamento deve estar de acordo com aquilo que é vivenciado incluindo o lúdico. Mas o lúdico vem crescendo dentro das salas de aula, alguns professores estão cada vez mais proporcionando aos educandos aulas mais diversificadas e contextualizada, é preciso as vezes desapegar das velhas metodologias e dá lugar também aquilo que só acrescenta o ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.