RESUMOOs jogos e as brincadeiras são importantíssimos para a vida social e emocional, através deles o indivíduo adquire valores e cria seu próprio mundo. O lúdico traz essa importância para a socialização e sabemos que brincando e jogando o ser humano se torna apto a viver uma ordem social e num mundo cultural e simbólico, as brincadeiras dão ênfase a um mundo imaginário cheio de fantasias, no qual os indivíduos realizam seus desejos e desenvolve sua linguagem e criatividade. Dessa maneira, compreendemos que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar na sala de aula como uma maneira de ensinar de forma mais prazerosa, criativa e motivadora, baseado nessa prerrogativa podemos dizer que a utilização do lúdico na sala de aula contribui para o desenvolvimento do indivíduo, pois através de brincadeiras e jogos, o indivíduo desenvolve melhor habilidades, tais como o pensamento, a fala, a expressão e elaborando sentido para o mundo. O lúdico trata-se de uma temática que interessa bastante educadores, haja vista que no processo de ensino aprendizagem ele pode contribuir para um ensino que viabilize a interação entre os alunos e um maior desenvolvimento do cognitivo, levando- as a diferenciar o que é real do imaginário, segundo Maluf (2003, p.33) “ é com brincadeiras que as crianças desenvolvem com clareza importantes funções mentais e desenvolve sua linguagem diferenciando o seu mundo interior que são as fantasias, desejos e imaginações do seu mundo real”. O planejamento deve estar de acordo com aquilo que é vivenciado incluindo o lúdico. Mas o lúdico vem crescendo dentro das salas de aula, alguns professores estão cada vez mais proporcionando aos educandos aulas mais diversificadas e contextualizada, é preciso as vezes desapegar das velhas metodologias e dá lugar também aquilo que só acrescenta o ensino.