Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DO PAPEL COMO RECURSO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: AMBIENTE, REDUÇÃO, REAPROVEITAMENTO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8042
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 4564
    "titulo" => "VIVÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DO PAPEL COMO RECURSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo reutilizar o papel como recurso educacional de sensibilização ambiental e avaliar os alunos participantes quanto a aspectos básicos relacionados às atitudes socioambientais do uso do papel. O estudo foi realizado por meio de uma oficina didática, em que foram usados papéis A4 reutilizados, para a conexão de blocos anotações e lembretes. Os alunos que participaram da oficina (n = 30) inicialmente tiveram breve introdução do que seria a Educação Ambiental, com enfoque nos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Logo após o final da oficina, foram aplicados questionários contendo quatro questões objetivas e uma discursiva, com intuito de saber se os alunos participantes descartavam o papel de forma correta, como eles lidavam no dia a dia com a economia do papel, dentre outros. A maioria dos alunos que participaram da vivência, afirmaram que a oficina contribuiu para o ensino de Ciências e/ou Educação Ambiental. A partir dos questionários aplicados, observou-se que a grande maioria dos alunos não tem por hábito de reaproveitar papel, ou de jogar no coletor certo, e que muitos até desconheciam sobre o assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE, REDUÇÃO, REAPROVEITAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_16_35_17_idinscrito_4564_38978d6b567713ecaa4a6ccdc696fe39.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "joselucasoliveira55@gmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8042
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 4564
    "titulo" => "VIVÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DO PAPEL COMO RECURSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo reutilizar o papel como recurso educacional de sensibilização ambiental e avaliar os alunos participantes quanto a aspectos básicos relacionados às atitudes socioambientais do uso do papel. O estudo foi realizado por meio de uma oficina didática, em que foram usados papéis A4 reutilizados, para a conexão de blocos anotações e lembretes. Os alunos que participaram da oficina (n = 30) inicialmente tiveram breve introdução do que seria a Educação Ambiental, com enfoque nos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Logo após o final da oficina, foram aplicados questionários contendo quatro questões objetivas e uma discursiva, com intuito de saber se os alunos participantes descartavam o papel de forma correta, como eles lidavam no dia a dia com a economia do papel, dentre outros. A maioria dos alunos que participaram da vivência, afirmaram que a oficina contribuiu para o ensino de Ciências e/ou Educação Ambiental. A partir dos questionários aplicados, observou-se que a grande maioria dos alunos não tem por hábito de reaproveitar papel, ou de jogar no coletor certo, e que muitos até desconheciam sobre o assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE, REDUÇÃO, REAPROVEITAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_16_35_17_idinscrito_4564_38978d6b567713ecaa4a6ccdc696fe39.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "joselucasoliveira55@gmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho teve por objetivo reutilizar o papel como recurso educacional de sensibilização ambiental e avaliar os alunos participantes quanto a aspectos básicos relacionados às atitudes socioambientais do uso do papel. O estudo foi realizado por meio de uma oficina didática, em que foram usados papéis A4 reutilizados, para a conexão de blocos anotações e lembretes. Os alunos que participaram da oficina (n = 30) inicialmente tiveram breve introdução do que seria a Educação Ambiental, com enfoque nos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Logo após o final da oficina, foram aplicados questionários contendo quatro questões objetivas e uma discursiva, com intuito de saber se os alunos participantes descartavam o papel de forma correta, como eles lidavam no dia a dia com a economia do papel, dentre outros. A maioria dos alunos que participaram da vivência, afirmaram que a oficina contribuiu para o ensino de Ciências e/ou Educação Ambiental. A partir dos questionários aplicados, observou-se que a grande maioria dos alunos não tem por hábito de reaproveitar papel, ou de jogar no coletor certo, e que muitos até desconheciam sobre o assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.