Ultimamente é notório a utilização de atividades lúdicas no Ensino de química, este artigo tem como objetivo desenvolver a percepção cognitiva através dos jogos lúdicos inseridos no conteúdo de Tabela Periódica. A proposta teve início com a produção do caça palavras tomando como base as dificuldades existentes na aprendizagem do conteúdo “ Tabela Periódica”. Com a continuidade foi aplicado o jogo com os 25 alunos participantes do projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico em Escolas Públicas da Paraíba” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula localizada em Campina Grande. O jogo foi confeccionado de forma simples e requer apenas noções básicas de informática, estando ao alcance de qualquer professor que necessite usá-lo. Foi realizada uma avaliação individual para análise de resultados; constatamos inicialmente uma apatia com relação a aula conceitual e uma desmotivação com a relação a Química, que posteriormente observamos a mudança do quadro positivamente. Após nova avaliação notamos uma melhoria acentuada com relação ao conteúdo exposto tanto na aula conceitual quanto na atividade lúdica (jogo). O nosso objetivo foi apresentar o conteúdo sob uma nova perspectiva demonstrando que é possível compreender diversos temas numa nova óptica, através da ludicidade, constatamos a necessidade de uma preparação especifica, em termos de dados coletados através das contribuições das atividades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Destacando as atividades executadas foi possível verificar na prática o que realmente estimula a criatividade dos alunos tornando prazeroso o estudo do conteúdo tabela periódica o qual era menosprezado e alvo de apatia. O professor, ao realizar atividades lúdicas de maneira diferenciada, está quebrando barreiras, contudo, é necessário que o mesmo não desanime se, ao trazer uma atividade lúdica que ache interessante, a turma demonstre pouco ou nenhum interesse, volte ao passado, ao tradicional. Mas é importante que continue pesquisando, experimentando, elaborando outras atividades do interesse dos alunos.