SOUZA, Míria Helen Ferreira De et al.. Autoformação e docência. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6965>. Acesso em: 28/12/2024 20:52
A transformação do homem pelas vias escolares é palco de debate nas academias. A aplicação de estratégias metodológicas que culminem na constituição de um sujeito qualificado a viver por si, para si e na coletividade esboça a necessidade de investimento docente no processo de autoformação. Por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, buscou-se compreender a contribuição da autoformação, para a docência, visto que se propaga como componente da formação humana viabilizado pela relação entre o eu, os outros e as coisas, bem como, os princípios que a regem. Os aportes teóricos que subsidiaram a consecução deste artigo foram: Freire (1996; 2001), Fonseca (2007), Galvani (2002), Galvani; Pineau (2012), Josso (2010), Krishnamurti (1993), Morin (2010). É consensual que as experiências de vida não são conteúdos ovacionados nos currículos escolares. Constatou-se que a docência necessita perpassar por um processo de autoformação para viabilizar caminhos que aproximem o homem das histórias de vida e, consequentemente, institua saberes pertinentes ao saber-viver.