Este trabalho intitulado: Educação Escolar Indígena na Paraíba: Dilemas e reflexões entre as leis e Práticas Educativas, objetiva analisar sobre as práticas escolares dos professores/as de uma escola da rede municipal da cidade de Baía da Traição – PB à luz das políticas públicas, isso nos permitirá ver de que forma as políticas públicas são trabalhadas pelos professores e se elas atendem as necessidades, especificidades e demandas dos povos indígenas potiguaras. Refletimos sobre leis que regem sobre o ensino e Educação escolar indígenas, como: a Lei 11645/2008 e a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica(2013). Para dar respaldo a nossa pesquisa como arcabouço teórico, dialogamos com autores de diversos campos, e conceitos que nos auxiliem a entender como se constituem os meandros da Educação Escolar indígena, como, por exemplo: o multiculturalismo(MOREIRA &CANDAU,2013);Diversidadecultural(SIKEDUM,2003);Interculturalidade(BERGAMASCHI apud PALADINO & CZARNY,2012), representação(CHARTIER,1992), dentre outros autores que discutem estas questões e dão respaldo e legitimidade a temática proposta.Como abordagem metodológica nosso artigo de pesquisa balizar-sé-a por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a partir da observação e análise de uma realidade, aspectos que segundo Chizotti(2013) caracterizam a necessidade de utilização da pesquisa qualitativa. Assim esperamos que este estudo dado a sua relevância venha trazer novas reflexões que ressignifiquem o entendimento sobre os povos indígenas no Brasil, em particular na Paraíba, advogamos com este trabalho tecer novas possibilidades para se trabalhar estes povos, de forma a modificar as mentalidades sobre estes povos, a partir da adoção ao modelo culturalista com uma reflexão sobre a Educação e as diversidades podem dialogar de forma intercultural na busca de construir novos conhecimentos sobre os povos indígenas, nos quais as culturas dialogam e ambas constroem práticas educativas inseridas nas dinâmicas de uma Educação culturalista, critica e dialógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Práticas Educativas. Cultura