Este artigo tem a pretensão de apontar elementos que possam servir ao debate cada dia mais necessário quanto ao uso de novas formas didáticas e metodológicas para a inovação de práticas de ensino. Sabe-se que toda mudança origina certa resistência, que em sua grande maioria, está ligada a insegurança que uma nova prática metodológica pode vir a causar, porém, deve-se instigar a importância da contribuição que novas formas didático-pedagógicas têm como aporte para o ensino-aprendizagem. Deparando-se com novas ferramentas de apoio para um processo educativo de excelência, encontram-se as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, as quais ganham ênfase como recurso pedagógico, pois oferecem seus espaços para discussões, reflexões, através do uso planejado de sites, blogs, imagens, filmes, documentários, wikis, games, vídeo aulas, ajudando a construir redes de saberes a qual termina por estreitar os laços entre alunos e alunos, alunos e professores, como também professores e professores, minimizando por várias vezes o cânone temporal, através do uso das TICs. Vale salientar que o uso do computador, desde que foi incrementado a educação, foi inserido, em experimentos e rotinas apropriadas à pedagogia ativa e ao construtivismo, sendo assim, tornou acessível programas cada vez mais interativos, criativos, ricos em funções para a área da educação. Nesta busca de um novo panorama de inovações e mudanças oriundas da Web 2.0, percebe-se que a partir do momento que é bem planejada pelo professor desenvolve habilidades criativas, visual, motora, motivando a pesquisa, a interatividade, gerando de forma naturais novas possibilidade de ensino e pesquisa.