O presente estudo nos remete a refletir o desafio de desenvolver a autoria do educador perante o vasto acervo de ferramentas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na Geografia. Torna-se fundamental fazermos uma reflexão sobre as implicações e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no âmbito geográfico. O objetivo do referido trabalho aqui apresentado é compreender a relação das TIC’s no ensino da Geografia aplicada ao ensino médio. Para a consolidação dessa pesquisa que se caracterizou como descritivo-exploratória, devido aos registros dos fatos, identificação e análise, usamos uma metodologia empírica com foco na prática docente. Partindo da observação participante através das intervenções pedagógicas atribuídas ao Programa de Iniciação a Docência (PIBID), adentramos na Escola José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira, na região do agreste paraibano; vivenciamos o processo de ensino nas salas do 2º e 3º anos do ensino médio da instituição supracitada. Nesse contexto, foi realizado o levantamento de dados para a fomentação desse estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de instrumentalização básica ao usuário, tanto o educador quanto o aluno requer um aprofundamento para incrementar um maior aproveitamento dos recursos didáticos oriundos da evolução tecnológica. O corpo discente tem acessibilidade e mobilidade na internet, mas, requer a mediação do educador na produção e transformação do conhecimento. Diante da eminente presença da tecnologia na educação básica, faz-se necessário repensar as práticas de ensino já consolidadas no ensino de Geografia. Percebe-se que o uso das TIC’s propicia a construção do conhecimento geográfico.