Para viver em sociedade e estar bem integralizado no seu meio de convívio, o ser humano necessita possuir competências sociais, que muitas vezes desconhece em si ou não as desenvolve coerentemente, incorrendo em falhas de convivência que não lhe permitem atingir objetivos pessoais eficientemente. As chamadas habilidades sociais são entendidas como a capacidade do indivíduo expressar sua verdadeira opinião de forma tranquila, coerente, sem excessos, conseguindo ainda assim, ouvir o outro, aceitando o seu ponto de vista sem necessariamente abrir mão de seu interesse ou ideia. Estas habilidades são necessárias no convívio humano de modo a estabelecer e manter os bons relacionamentos, interação, além do respeito ao outro e a si mesmo. Em se referindo a docência dos cursos de nível superior, é percebida nas ementas, uma carência de disciplina que perpassem os conhecimentos técnicos e possam ir além das questões didático-pedagógicas, auxiliando os discentes a compreensão, desenvolvimento e pratica de habilidades sociais que os auxiliem no desempenho de suas futuras atribuições na pratica docente. Nestes casos, onde se espera que o professor consiga ser um formador também para o exercício da cidadania e educador para a vida, há, muitas vezes, a incoerência entre seus conhecimentos e a expressão de habilidades que valorizem seu relacionamento com o aluno. O objetivo desta pesquisa foi propor a introdução de disciplina voltada para o treinamento de habilidades sociais nos cursos de formação de formadores e estudos de docência, de modo a habilitar os futuros professores nesta área e favorecer possibilidades de ação, atitude e valores eficientes no trato assertivo, eficaz e humano dos discentes, tomando postura que enriqueçam o processo ensino aprendizagem. Por meio de revisão de literatura procurou-se ao longo da pesquisa esclarecer o que e quais seriam tais habilidades, elucidando a importância da introdução do treinamento de habilidades sociais para docentes do ensino superior.