A Física é uma ciência experimental em sua essência e o ensino da mesma necessita perpassar por esta perspectiva para que tenha o seu real significado compreendido pelos sujeitos envolvidos neste processo de aprendizagem. Neste sentido, a nossa pesquisa tem enfoque principal propor a defesa do uso de experimentalização no ensino de física com métodos alternativos e possuem aporte teórico os trabalhos de Moreira(2006), Araújo e Abib (p.177, 2003) que tratam do uso de experimentos com matérias alternativos. O nosso trabalho foi desenvolvido na turma do 3º ano B, com 25 alunos do turno da manhã, da Escola Estadual Senador Humberto Lucena situada no Agreste Paraibano, durante o início do segundo semestre do ano letivo de 2014, a duração de nossa pesquisa foram exatas quatro semanas, ou seja, um mês letivo completo. Portanto, se caracteriza por um relato de experiência de vivenciada por alunos do ensino médio na construção de conceitos básicos de eletrostáticos, como, por exemplo, o de blindagem eletrostática, a partir do uso de experimentos alternativos. Durante a execução de nosso projeto, foram feitas por nós 12 intervenções em sala de aula e as ações sempre consistiam em três momentos distintos: realização do experimento, apresentação de um vídeo sobre o conteúdo estudado e discussão em grupo. O presente artigo relatará apenas um dos experimentos, o experimento escolhido foi o trata de blindagem eletrostática, por considerá-lo que o mesmo foi conseguiu atingir os melhores resultados em relação a participação e a aprendizagem dos alunos, com relação aos conceitos físicos estudados.