Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência desenvolvida em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental e Médio, oferecida por consultorias educacionais financiadas pelo PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) ministrado em vários municípios no estado da Paraíba. Para tanto, temos por base teórica Van de Walle (2009), Lorenzato (1995), Pavanelo (1993), Ferreira (2003) entre outros, apresentaremos como ocorreram às formações, a partir de uma perspectiva de formação docente embasada na construção de uma atitude investigativa e reflexiva nos professores. Apresentaremos ainda os passos teórico-metodológicos seguidos pelos professores formadores, os conteúdos matemáticos abordados têm como referencia os blocos de conteúdos proposto pelos PCN, contempla também as tendências metodológicas do ensino de matemática como uso de material concreto, resolução de problemas, focando o ensino via resolução de problemas, história da matemática como recurso metodológico, modelagem matemática e etnomatemática, proporcionando aos professores cursistas, momentos de reflexão que possibilite construir e reconstruir os saberes matemáticos arraigados no decorrer da sua formação inicial e sala de aula de matemática.