Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL

Palavra-chaves: AULAS EXPERIMENTAIS, DIDÁTICA, REDE PÚBLICA Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6864
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1735
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL"
    "resumo" => "O professor de Biologia atualmente encontra muitos desafios, pois precisa acompanhar os avanços tecnológicos e científicos presentes no cotidiano dos alunos, necessitando de muito estudo e dedicação. Visto que, no âmbito escolar, o professor, como principal mediador da aprendizagem e da relação com os alunos, necessita de apoio para desenvolver seu trabalho, sendo que muitos ambientes escolares não dispõem de material necessário para aulas de biologia e de laboratório ou condições para a utilização do mesmo. O objetivo deste artigo foi mostrar a importância do laboratório de Biologia e equipamentos audiovisuais como recursos que ajudam aos alunos a construírem seus conhecimentos através de aulas que relacionam teoria e prática. A pesquisa é de cunho quantitativo com 62 alunos do ensino médio, em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santana do Ipanema – AL, no sertão do estado de Alagoas onde foi realizada uma intervenção com 62 alunos de 1º ano do ensino médio e 03 professores de Biologia através de entrevista semiestruturada com mesmos e questionário para os alunos antes e após a utilização dos recursos didáticos e aulas práticas no laboratório de biologia. De acordo com os resultados observados, o principal recurso utilizado pelos professores, é o livro didático, devido principalmente a sua facilidade de acesso. E através dos questionários aplicados aos alunos antes da utilização dos recursos 51% dos discentes atingiram a metade das questões e após a utilização dos recursos didáticos e das aulas práticas 82% dos alunos obtiveram maior número de acertos nas questões, mostrando a relevância do uso de atividades práticas no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo e a educação. Concluímos assim, que os recursos didáticos e as aulas práticas em laboratório promovem uma diferença satisfatória e revela a importância da relação teoria e prática no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, DIDÁTICA, REDE PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_45_51_idinscrito_569_e1da99a8a6ea1f85f5e1f6ad82d6796f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍ"
    "autor_email" => "janai_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6864
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1735
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL"
    "resumo" => "O professor de Biologia atualmente encontra muitos desafios, pois precisa acompanhar os avanços tecnológicos e científicos presentes no cotidiano dos alunos, necessitando de muito estudo e dedicação. Visto que, no âmbito escolar, o professor, como principal mediador da aprendizagem e da relação com os alunos, necessita de apoio para desenvolver seu trabalho, sendo que muitos ambientes escolares não dispõem de material necessário para aulas de biologia e de laboratório ou condições para a utilização do mesmo. O objetivo deste artigo foi mostrar a importância do laboratório de Biologia e equipamentos audiovisuais como recursos que ajudam aos alunos a construírem seus conhecimentos através de aulas que relacionam teoria e prática. A pesquisa é de cunho quantitativo com 62 alunos do ensino médio, em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santana do Ipanema – AL, no sertão do estado de Alagoas onde foi realizada uma intervenção com 62 alunos de 1º ano do ensino médio e 03 professores de Biologia através de entrevista semiestruturada com mesmos e questionário para os alunos antes e após a utilização dos recursos didáticos e aulas práticas no laboratório de biologia. De acordo com os resultados observados, o principal recurso utilizado pelos professores, é o livro didático, devido principalmente a sua facilidade de acesso. E através dos questionários aplicados aos alunos antes da utilização dos recursos 51% dos discentes atingiram a metade das questões e após a utilização dos recursos didáticos e das aulas práticas 82% dos alunos obtiveram maior número de acertos nas questões, mostrando a relevância do uso de atividades práticas no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo e a educação. Concluímos assim, que os recursos didáticos e as aulas práticas em laboratório promovem uma diferença satisfatória e revela a importância da relação teoria e prática no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, DIDÁTICA, REDE PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_45_51_idinscrito_569_e1da99a8a6ea1f85f5e1f6ad82d6796f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍ"
    "autor_email" => "janai_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O professor de Biologia atualmente encontra muitos desafios, pois precisa acompanhar os avanços tecnológicos e científicos presentes no cotidiano dos alunos, necessitando de muito estudo e dedicação. Visto que, no âmbito escolar, o professor, como principal mediador da aprendizagem e da relação com os alunos, necessita de apoio para desenvolver seu trabalho, sendo que muitos ambientes escolares não dispõem de material necessário para aulas de biologia e de laboratório ou condições para a utilização do mesmo. O objetivo deste artigo foi mostrar a importância do laboratório de Biologia e equipamentos audiovisuais como recursos que ajudam aos alunos a construírem seus conhecimentos através de aulas que relacionam teoria e prática. A pesquisa é de cunho quantitativo com 62 alunos do ensino médio, em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santana do Ipanema – AL, no sertão do estado de Alagoas onde foi realizada uma intervenção com 62 alunos de 1º ano do ensino médio e 03 professores de Biologia através de entrevista semiestruturada com mesmos e questionário para os alunos antes e após a utilização dos recursos didáticos e aulas práticas no laboratório de biologia. De acordo com os resultados observados, o principal recurso utilizado pelos professores, é o livro didático, devido principalmente a sua facilidade de acesso. E através dos questionários aplicados aos alunos antes da utilização dos recursos 51% dos discentes atingiram a metade das questões e após a utilização dos recursos didáticos e das aulas práticas 82% dos alunos obtiveram maior número de acertos nas questões, mostrando a relevância do uso de atividades práticas no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo e a educação. Concluímos assim, que os recursos didáticos e as aulas práticas em laboratório promovem uma diferença satisfatória e revela a importância da relação teoria e prática no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.