O professor de Biologia atualmente encontra muitos desafios, pois precisa acompanhar os avanços tecnológicos e científicos presentes no cotidiano dos alunos, necessitando de muito estudo e dedicação. Visto que, no âmbito escolar, o professor, como principal mediador da aprendizagem e da relação com os alunos, necessita de apoio para desenvolver seu trabalho, sendo que muitos ambientes escolares não dispõem de material necessário para aulas de biologia e de laboratório ou condições para a utilização do mesmo. O objetivo deste artigo foi mostrar a importância do laboratório de Biologia e equipamentos audiovisuais como recursos que ajudam aos alunos a construírem seus conhecimentos através de aulas que relacionam teoria e prática. A pesquisa é de cunho quantitativo com 62 alunos do ensino médio, em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santana do Ipanema – AL, no sertão do estado de Alagoas onde foi realizada uma intervenção com 62 alunos de 1º ano do ensino médio e 03 professores de Biologia através de entrevista semiestruturada com mesmos e questionário para os alunos antes e após a utilização dos recursos didáticos e aulas práticas no laboratório de biologia. De acordo com os resultados observados, o principal recurso utilizado pelos professores, é o livro didático, devido principalmente a sua facilidade de acesso. E através dos questionários aplicados aos alunos antes da utilização dos recursos 51% dos discentes atingiram a metade das questões e após a utilização dos recursos didáticos e das aulas práticas 82% dos alunos obtiveram maior número de acertos nas questões, mostrando a relevância do uso de atividades práticas no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo e a educação. Concluímos assim, que os recursos didáticos e as aulas práticas em laboratório promovem uma diferença satisfatória e revela a importância da relação teoria e prática no ambiente escolar.