A crescente reflexão sobre o papel do professor na sociedade contemporânea, com uma produção de quadros teóricos que definem um novo modelo para sua formação, no qual, o saber sobre o ensino deixa de ser visto pela lógica da racionalidade técnica e incorpora a dimensão do conhecimento construído e assumido responsavelmente, a partir de uma prática crítico-reflexiva surge o Programa Prodocência. Trata-se de uma ação da CAPES cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica. O Prodocência da Universidade Estadual da Paraíba apresenta-se, pela possibilidade de uma construção coletiva com o objetivo de estabelecer diretrizes para uma formação inicial e continuada, contemplando as nuances do processo educacional. Como atividades de acompanhamento e avaliação utilizar-se-á dos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem etnográfica na educação juntamente com os passos da pesquisa-ação. A escolha pauta-se na possibilidade de conhecer, o mais próximo possível, a realidade da escola e da sala de aula a partir das observações das interações cotidianas. Os dados coletados em campo e através dos instrumentos online serão a base para confecção dos materiais pedagógicos a serem disponibilizadas pela equipe do Prodocência em uma plataforma digital.