RESUMOO presente artigo versa sobre a prática das políticas de informática na educação atual como um agente de inovação tecnológica no processo de ensino e aprendizagem e formas de participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como uso didático-pedagógico nas relações que se estabelecem na prática educativa da escola pública. Definimos como objetivo de estudo, analisar como a escola tem utilizado a tecnologia na construção do conhecimento; refletir sobre aspectos do currículo num mundo digital e apontar mecanismos alternativos como forma de repensar a organização curricular. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico, na perspectiva de analisar a prática das políticas de informática na educação, como um agente de inovação tecnológica inseridas no currículo da escola pública. A Realidade Virtual na Educação não pode ser tratada apenas como "mais uma ferramenta" para melhorar a aprendizagem e sim, como um instrumento auxiliar de aprendizagem que objetiva permitir a descoberta e a exploração do conhecimento, construindo seu próprio saber, a serviço de alunos e professores, trabalhando de forma interativa com os mesmos e aprendendo com eles. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em olhar para a situação informacional da rede pública de ensino. Precisamos ultrapassar o convencional e propiciar novas metodologias de ensinar e aprender, utilizando de recursos de interatividade das novas mídias interativas, para a construção coletiva do conhecimento, como forma de promover a inclusão social e digital, contribuindo para a formação de cidadãos participativos e críticos, capazes de construir seu próprio conhecimento.Palavras-chave: Tecnologia. Conhecimento. Aprendizagem.