Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DOCENTES FRENTE À DIVERSIDADE CULTURAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PRÁTICAS DOCENTES, DIVERSIDADE CULTURAL, ESCOLAS PÚBLICAS. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7814
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1656
    "inscrito_id" => 32465
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES FRENTE À DIVERSIDADE CULTURAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho trata se de um recorte de produção monográfica intitulada “Práticas Docentes e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas” apresentada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, do Campus de Cajazeiras - PB. Os dados foram coletados sobretudo a partir de entrevista semiestrutura e análise documental de PPP’s de escolas públicas selecionadas como locus, localizadas na periferia da cidade de Cajazeiras-PB. Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho foi analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural em escolas públicas e a questão de pesquisa que balizou as investigações foi: de que modo as práticas docentes em escolas públicas estão mobilizando pedagogicamente a formação de educandos frente aos desafios da convivialidade pautada por diversidades culturais? Entre os achados da investigação, além de compreensões fragmentadas relativas à categoria diversidade cultural, dentre técnicos e docentes, se encontrou um considerável número de manifestações em que conflitos culturais, de algumas ordens, se impõem para a análise e intervenção pedagógica necessárias — em primeira instância — por parte de docentes e técnicos em especial na relação entre educandos e docentes oriundas da dualidade campo-cidade, de estruturações e composições familiares, de questões de gênero e de orientações sexuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, DIVERSIDADE CULTURAL, ESCOLAS PÚBLICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_12_48_01_idinscrito_32465_67540cb9678a3ec0efd1baec53bd79cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELZA MARIA GONÇALVES BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "ELZA BRAGA"
    "autor_email" => "elzabraga19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7814
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1656
    "inscrito_id" => 32465
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES FRENTE À DIVERSIDADE CULTURAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho trata se de um recorte de produção monográfica intitulada “Práticas Docentes e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas” apresentada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, do Campus de Cajazeiras - PB. Os dados foram coletados sobretudo a partir de entrevista semiestrutura e análise documental de PPP’s de escolas públicas selecionadas como locus, localizadas na periferia da cidade de Cajazeiras-PB. Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho foi analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural em escolas públicas e a questão de pesquisa que balizou as investigações foi: de que modo as práticas docentes em escolas públicas estão mobilizando pedagogicamente a formação de educandos frente aos desafios da convivialidade pautada por diversidades culturais? Entre os achados da investigação, além de compreensões fragmentadas relativas à categoria diversidade cultural, dentre técnicos e docentes, se encontrou um considerável número de manifestações em que conflitos culturais, de algumas ordens, se impõem para a análise e intervenção pedagógica necessárias — em primeira instância — por parte de docentes e técnicos em especial na relação entre educandos e docentes oriundas da dualidade campo-cidade, de estruturações e composições familiares, de questões de gênero e de orientações sexuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, DIVERSIDADE CULTURAL, ESCOLAS PÚBLICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_12_48_01_idinscrito_32465_67540cb9678a3ec0efd1baec53bd79cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELZA MARIA GONÇALVES BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "ELZA BRAGA"
    "autor_email" => "elzabraga19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho trata se de um recorte de produção monográfica intitulada “Práticas Docentes e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas” apresentada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, do Campus de Cajazeiras - PB. Os dados foram coletados sobretudo a partir de entrevista semiestrutura e análise documental de PPP’s de escolas públicas selecionadas como locus, localizadas na periferia da cidade de Cajazeiras-PB. Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho foi analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural em escolas públicas e a questão de pesquisa que balizou as investigações foi: de que modo as práticas docentes em escolas públicas estão mobilizando pedagogicamente a formação de educandos frente aos desafios da convivialidade pautada por diversidades culturais? Entre os achados da investigação, além de compreensões fragmentadas relativas à categoria diversidade cultural, dentre técnicos e docentes, se encontrou um considerável número de manifestações em que conflitos culturais, de algumas ordens, se impõem para a análise e intervenção pedagógica necessárias — em primeira instância — por parte de docentes e técnicos em especial na relação entre educandos e docentes oriundas da dualidade campo-cidade, de estruturações e composições familiares, de questões de gênero e de orientações sexuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.