Este trabalho trata se de um recorte de produção monográfica intitulada “Práticas Docentes e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas” apresentada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, do Campus de Cajazeiras - PB. Os dados foram coletados sobretudo a partir de entrevista semiestrutura e análise documental de PPP’s de escolas públicas selecionadas como locus, localizadas na periferia da cidade de Cajazeiras-PB. Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho foi analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural em escolas públicas e a questão de pesquisa que balizou as investigações foi: de que modo as práticas docentes em escolas públicas estão mobilizando pedagogicamente a formação de educandos frente aos desafios da convivialidade pautada por diversidades culturais? Entre os achados da investigação, além de compreensões fragmentadas relativas à categoria diversidade cultural, dentre técnicos e docentes, se encontrou um considerável número de manifestações em que conflitos culturais, de algumas ordens, se impõem para a análise e intervenção pedagógica necessárias — em primeira instância — por parte de docentes e técnicos em especial na relação entre educandos e docentes oriundas da dualidade campo-cidade, de estruturações e composições familiares, de questões de gênero e de orientações sexuais.