Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO DAS TIC’S COM O ENSINO DA GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, ENSINO, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6837
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 410
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "A RELAÇÃO DAS TIC’S COM O ENSINO DA GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente estudo nos remete a refletir o desafio de desenvolver a autoria do educador perante o vasto acervo de ferramentas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na Geografia. Torna-se fundamental fazermos uma reflexão sobre as implicações e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no âmbito geográfico. O objetivo do referido trabalho aqui apresentado é compreender a relação das TIC’s no ensino da Geografia aplicada ao ensino médio. Para a consolidação dessa pesquisa que se caracterizou como descritivo-exploratória, devido aos registros dos fatos, identificação e análise, usamos uma metodologia empírica com foco na prática docente. Partindo da observação participante através das intervenções pedagógicas atribuídas ao Programa de Iniciação a Docência (PIBID), adentramos na Escola José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira, na região do agreste paraibano; vivenciamos o processo de ensino nas salas do 2º e 3º anos do ensino médio da instituição supracitada. Nesse contexto, foi realizado o levantamento de dados para a fomentação desse estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de instrumentalização básica ao usuário, tanto o educador quanto o aluno requer um aprofundamento para incrementar um maior aproveitamento dos recursos didáticos oriundos da evolução tecnológica. O corpo discente tem acessibilidade e mobilidade na internet, mas, requer a mediação do educador na produção e transformação do conhecimento. Diante da eminente presença da tecnologia na educação básica, faz-se necessário repensar as práticas de ensino já consolidadas no ensino de Geografia. Percebe-se que o uso das TIC’s propicia a construção do conhecimento geográfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_19_43_01_idinscrito_207_a37b00fdd109afd6935ef150af4e3419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLENILSON"
    "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6837
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 410
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "A RELAÇÃO DAS TIC’S COM O ENSINO DA GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente estudo nos remete a refletir o desafio de desenvolver a autoria do educador perante o vasto acervo de ferramentas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na Geografia. Torna-se fundamental fazermos uma reflexão sobre as implicações e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no âmbito geográfico. O objetivo do referido trabalho aqui apresentado é compreender a relação das TIC’s no ensino da Geografia aplicada ao ensino médio. Para a consolidação dessa pesquisa que se caracterizou como descritivo-exploratória, devido aos registros dos fatos, identificação e análise, usamos uma metodologia empírica com foco na prática docente. Partindo da observação participante através das intervenções pedagógicas atribuídas ao Programa de Iniciação a Docência (PIBID), adentramos na Escola José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira, na região do agreste paraibano; vivenciamos o processo de ensino nas salas do 2º e 3º anos do ensino médio da instituição supracitada. Nesse contexto, foi realizado o levantamento de dados para a fomentação desse estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de instrumentalização básica ao usuário, tanto o educador quanto o aluno requer um aprofundamento para incrementar um maior aproveitamento dos recursos didáticos oriundos da evolução tecnológica. O corpo discente tem acessibilidade e mobilidade na internet, mas, requer a mediação do educador na produção e transformação do conhecimento. Diante da eminente presença da tecnologia na educação básica, faz-se necessário repensar as práticas de ensino já consolidadas no ensino de Geografia. Percebe-se que o uso das TIC’s propicia a construção do conhecimento geográfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_19_43_01_idinscrito_207_a37b00fdd109afd6935ef150af4e3419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLENILSON"
    "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente estudo nos remete a refletir o desafio de desenvolver a autoria do educador perante o vasto acervo de ferramentas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na Geografia. Torna-se fundamental fazermos uma reflexão sobre as implicações e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no âmbito geográfico. O objetivo do referido trabalho aqui apresentado é compreender a relação das TIC’s no ensino da Geografia aplicada ao ensino médio. Para a consolidação dessa pesquisa que se caracterizou como descritivo-exploratória, devido aos registros dos fatos, identificação e análise, usamos uma metodologia empírica com foco na prática docente. Partindo da observação participante através das intervenções pedagógicas atribuídas ao Programa de Iniciação a Docência (PIBID), adentramos na Escola José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira, na região do agreste paraibano; vivenciamos o processo de ensino nas salas do 2º e 3º anos do ensino médio da instituição supracitada. Nesse contexto, foi realizado o levantamento de dados para a fomentação desse estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de instrumentalização básica ao usuário, tanto o educador quanto o aluno requer um aprofundamento para incrementar um maior aproveitamento dos recursos didáticos oriundos da evolução tecnológica. O corpo discente tem acessibilidade e mobilidade na internet, mas, requer a mediação do educador na produção e transformação do conhecimento. Diante da eminente presença da tecnologia na educação básica, faz-se necessário repensar as práticas de ensino já consolidadas no ensino de Geografia. Percebe-se que o uso das TIC’s propicia a construção do conhecimento geográfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.