Introdução: Diante dos impactos negativos da ação humana sobre o Meio Ambiente é imprescindível que se envidem esforços no sentido de sensibilizar o ser humano. Faz-se necessário que hábitos, costumes, comportamentos sejam repensados, para minimizar a geração de resíduo sólido já na fonte, reutilizando. A escola é, sem sombra de dúvida, o local ideal para se promover a consciência ambiental e comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis A educação ambiental constitui um processo informativo e formativo dos indivíduos, desenvolvendo habilidades e modificando atitudes em relação ao meio, tornando a comunidade educativa consciente de sua realidade global. As oficinas de aprendizagem são uma nova metodologia de ensino, no qual o professor é um facilitador, orientador e mediador do processo de aprendizagem, estimulando em sala de aula a vivência de situações Educação Ambiental vem sendo incorporada aos currículos escolares. Torna-se necessário mudar o comportamento do homem com relação à natureza, com o objetivo de atender às necessidades ativas e futuras, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento sustentável. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo a valorização do meio ambiente através de oficinas temáticas, visando o desenvolvendo de competências que colaborem para a articulação entre os conhecimentos ambientais e as práticas ecologicamente corretas. METODOLOGIA: Esse trabalho está sendo desenvolvido com educandos do ensino fundamental no grupo escolar São Tomé em São Sebastião de lagoa de Roça-–PB. As oficinas ministradas contemplam o reaproveitamento de material reciclável (garrafas PET); intervenção ambiental com o desenvolvimento da temática; demonstração ensinando todas as etapas para o reaproveitamento do material; discussão das ideias (interesse e motivação) expostas nas oficinas. RESULTADOS: Com as oficinas de reaproveitamento de garrafas Pets, obtém se como resultado bolsas, vassouras e puffs. Possibilitando aos alunos conhecer e manipular o que muitas vezes é estudado apenas na teoria. Devido ao caráter modificador da educação ambiental os alunos mostraram se motivados pela reutilização dos resíduos, interagindo com a proposta apresentada e estimulados a uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. CONCLUSÃO: O despertar para a preocupação individual e coletiva da questão ambiental com uma linguagem de fácil entendimento contribui para que o indivíduo e a coletividade construam valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente contribuindo para preservação dos recursos naturais e diminuindo a poluição.