Focamos nossa análise na educação ambiental, tendo em vista, que a escola tem um papel fundamental na mudança de atitudes e ações que podem ser benéficos para a sociedade, havendo uma relação de respeito com a natureza. Nessa perspectiva são levantados questionamentos a partir da vivência dos educandos, pois a transformação de mentalidade será crucial, onde a escola deve atuar na conscientização para mudar está realidade desastrosa, que vem causando desequilíbrio insustentável aos ecossistemas do nosso planeta. Portanto, a partir dessa problemática serão enfatizadas questões ambientais que envolvem toda humanidade tais como: o aquecimento global, desmatamento das florestas, lançamento de esgotos domésticos e industrias nos rios e oceanos , desertificação do solo pela monocultura da soja e canavieira, retirada da mata ciliar dos rios, entre outras formas de degradação ambiental. Assim, tem-se como objetivo principal, estimular a discussão sobre esses temas com o intuito de formar uma consciência ambiental do ser humano. Nesse contexto o conteúdo meio ambiente é considerado um tema transversal que pode ser abordado por todas as disciplinas curriculares, buscando enfatizar a preservação da natureza como fundamental para a sobrevivência humana. Para a formação de tais opiniões buscou-se a fundamentação teórica em artigos científicos, palestas acadêmicas e livros, que caracterizam uma visão mais abrangente com relação ao tema, proporcionando assim uma análise comparativa entre o teórico metodológico e o que é posto em prática. A partir do papel social do ensino, teremos resultados satisfatórios, onde os cidadãos aprenderão a ser mais cautelosos na exploração das riquezas que a natureza nos oferece.