Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a utilização da literatura de cordel como ferramenta metodológica para introduzir a linguagem complexa dos clássicos filosóficos da política no âmbito escolar de forma mais atraente e prazerosa, proporcionando uma melhor interação entre o aluno e os conceitos que foram estabelecidos ao longo da historia da humanidade, que visam analisar a própria evolução administrativa da sociedade e como esta se estabelece nas diversas relações de poder. As palavras estão cheias de significados, e não basta apenas saber ler e escrever, mas compreender o sentido e significado do que foi escrito. A Literatura de Cordel expressa o saber popular em verso de forma simples e atraente, enquanto a filosofia expressa o saber científico de forma poética que encanta o leitor através da reflexão. A cultura popular enraizada na sociedade nordestina adquire significados múltiplos, por cultivar e conservar valores essencialmente peculiares deste povo, como enfoque inesgotável de criatividade e sabedoria, que assume características de crítica social, quando exaltam as necessidades do homem sertanejo, os sofrimentos com a seca e os problemas políticos em simples livretos, revelando-se como fonte de informação. Mas, a maneira de fazer, pensar e ver a sociedade e os problemas existentes, nessa exata medida, não é apenas privilegio dos clássicos da política, como o único lugar de reflexão, através da literatura de cordel, é possível pensar os mesmos temas em uma linguagem mais singela. Em suma, é a partir da leitura que podemos atribuir e construir significados, e com isso compreender o que o autor pretende em sua obra, mas isto só é possível se as atividades de leitura forem desenvolvidas de forma contínua. Unir a filosofia com sua linguagem erudita e a literatura de cordel é uma tarefa bastante ousada, porém, produz efeitos reflexivos de extrema importância para a formação intelectual dos educandos, retirando o senso comum e adentrando no contexto da critica reflexiva.

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