A INSERÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO IMPORTANTE NA PRÁTICA DO PROFESSOR
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A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Antônio, na cidade de Campina Grande/PB, como parte das atividades pedagógicas desenvolvidas por alunas bolsistas, do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, detectou-se que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos relacionavam-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, na escola é vista como um aprendizado difícil e os alunos apresentam dificuldades no desenvolvimento das atividades. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetiva-se com esse trabalho demonstrar a importância da inserção dos jogos matemáticos como recurso didático pedagógico auxiliar na prática do professor, proporcionando assim, uma aprendizagem significativa para os alunos, onde a matemática passa a ser uma disciplina prazerosa e não uma obrigação, como é vista atualmente. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com estudos bibliográficos sobre a temática e realização de jogos e brincadeiras atrelados ao ensino da matemática durante as aulas da referida área de conhecimento. É possível perceber que o trabalho com jogos matemáticos estimulou a participação dos alunos nas atividades pedagógicas propostas, através das quais, os mesmos tiveram oportunidade de vivenciar diversas maneiras de aprender a matemática. Conclui-se que a utilização de jogos matemáticos é de extrema relevância para o processo ensino-aprendizagem, pois possibilitam uma melhor compreensão dos conteúdos, bem como da importância e relevância social da matemática para a formação de cidadãos críticos e criativos. Palavras Chaves: Matemática. Jogos. Aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., JOGOS., APRENDIZAGEM." 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