A INSERÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO IMPORTANTE NA PRÁTICA DO PROFESSORCabral, Isabel Cristina Gomes de Morais - UEPB agilisabel@hotmail.comUchôa, Yasmim Figueiredo – UEPBYnhauchoa@gmail.comSantos, Isabela Ferreira dos – UEPBIsabela_ferreiradossantos@yahoo.com.brVale, Elizabete Carlos do - UEPB elisabete.vale1@gmail.comO presente trabalho trata-se de uma reflexão sobre a importância dos jogos para o ensino/aprendizagem da matemática nas séries iniciais, apresentando sugestões práticas de como utilizar os jogos para facilitar o desenvolvimento e o raciocínio lógico dos alunos com dificuldades em aprendizagem. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Antônio, na cidade de Campina Grande/PB, como parte das atividades pedagógicas desenvolvidas por alunas bolsistas, do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, detectou-se que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos relacionavam-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, na escola é vista como um aprendizado difícil e os alunos apresentam dificuldades no desenvolvimento das atividades. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetiva-se com esse trabalho demonstrar a importância da inserção dos jogos matemáticos como recurso didático pedagógico auxiliar na prática do professor, proporcionando assim, uma aprendizagem significativa para os alunos, onde a matemática passa a ser uma disciplina prazerosa e não uma obrigação, como é vista atualmente. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com estudos bibliográficos sobre a temática e realização de jogos e brincadeiras atrelados ao ensino da matemática durante as aulas da referida área de conhecimento. É possível perceber que o trabalho com jogos matemáticos estimulou a participação dos alunos nas atividades pedagógicas propostas, através das quais, os mesmos tiveram oportunidade de vivenciar diversas maneiras de aprender a matemática. Conclui-se que a utilização de jogos matemáticos é de extrema relevância para o processo ensino-aprendizagem, pois possibilitam uma melhor compreensão dos conteúdos, bem como da importância e relevância social da matemática para a formação de cidadãos críticos e criativos. Palavras Chaves: Matemática. Jogos. Aprendizagem.