O presente artigo surge com o intuito de fundamentar questões presentes em nosso dia-a-dia acerca das abordagens sobre educação ambiental, e da forma como ela está inserida nas práticas didáticas em sala de aula. Busca incentivar uma pratica interdisciplinar e das contribuições da disciplina de História para refletir as transformações ocorridas nos espaços, bem como, os impactos causados no meio ambiente pelo processo de industrialização e do progresso humano, mostrando como esta disciplina pode contribuir para uma nova consciência histórica por meio de práticas docentes e dos usos de novas abordagens e metodologias de ensino. Mediante o uso de algumas abordagens teóricas, de autores importantes que trabalham a Revolução industrial, um dos acontecimentos históricos que mais marcaram e modificaram os quadros ambientais de nosso planeta, junto com algumas produções que trabalham o nosso atual problema de destruição ambiental que podem ser utilizadas como recursos didáticos, podemos inserir esta temática, geralmente reservada as disciplinas de ciências e geografia, nos planos do ensino de história, promovendo uma interdisciplinaridade e uma maior comunicação entre a comunidade escolar, a sociedade e o Estado, cabendo a toda esta comunidade promover diálogos e incentivar a criação de políticas de desenvolvimento sustentável na formação escolar, já que, é a escola que forma os nossos cidadãos do futuro. Isto mostra que, a disciplina de história não fica aleatória aos problemas e desafios atuais, e que a educação ambiental deve ser vista de muitas perspectivas, desde que promova mudanças nos costumes e hábitos modernos, de consumo, gastos e poluição, formando uma nova mentalidade e uma nova cultura de conservação e preservação ambiental.