O presente estudo vem elucidar a existência do componente curricular Educação Física de forma sistematizada na primeira etapa da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil. Consideramos que o educador, ao ministrar o referido conhecimento deve ser licenciado na área. Diante disso, perguntamos: Que relação pedagógica e política teria, atualmente, o ensino da Educação Física no ensino infantil no Brasil? Assim, o presente estudo pretende mostrar a importância da prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil como ferramenta importante na formação cidadã das crianças. Refletimos sobre a necessidade de se inserir a Educação Física na primeira etapa da Educação Básica ao invés de resumi-la a simples práticas de caráter recreativo. Isso, certamente, reforçaria de maneira plena sua presença no Projeto Político-Pedagógico Escolar. Todo educador deve ter claro e bem definido seu projeto politico-pedagógico, para saber que tipo de indivíduo pretende formar. Nesse sentido, o professor de Educação Física encontra-se, também, inserido nos campos do saber filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, político e didático, compreendido e compreendendo-se em sua totalidade como ser que pensa, sente, age e se move no mundo, de maneira que seu compromisso é com a educação e com a conscientização e emancipação social dos alunos. Instigamo-nos em realizar esta pesquisa ao percebermos que na primeira etapa da educação básica há uma carência da prática pedagógica da Educação Física no ensino infantil, por haver uma fragilidade da vivência desse componente curricular no âmbito infantil; e, ainda, pela pouca existência de pesquisas sobre a temática, e, por isso, devendo servir como ponto de partida para o surgimento, ampliação e aprofundamento de novas pesquisas do gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica a qual se encontra em andamento. Constatamos que, em meio a tantas mudanças, transformações e evoluções que permeiam a educação nacional, torna-se necessário concebermos a educação infantil como espaço real de atuação do professor de Educação Física, permitindo uma contribuição mais ampla, efetiva e consistente desse educador nessa fase do ensino. Cabe-nos, neste estudo, buscarmos compreender o papel da Educação Física na educação infantil da rede pública de ensino, sobretudo no que diz respeito a sua contribuição na formação cidadã nas séries iniciais da escolaridade.