Neste artigo iremos refletir sobre a abordagem da Semântica Argumentativa no ensino de Língua Portuguesa, como conteúdo que possibilite a inserção de assuntos que explorem o(s) sentido(s) dos discursos. Abordar os conteúdos programáticos por meio da Semântica Argumentativa visa uma prática de ensino reflexivo que possibilite a construção do pensamento crítico do aluno, que é a real função do ensino de língua materna. Para tanto será exposta aqui uma proposta de intervenção em sala de aula direcionada ao público discente do terceiro ano do Ensino Médio tendo em vista o Exame Nacional do Ensino Médio que exige estas habilidades, a proposta consistirá em uma sequência didática que explorará textos verbais e não verbais que contenham elementos de argumentatividade, possibilitando o contato dos alunos com gêneros variados. Apresentaremos como fundamentos teóricos, as concepções referentes a esse ensino presentes nos PCN (2000) e as abordagens teóricas de DUCROT (2005 e 2009), KOCH (2002 e 2004), dentre outros que abordam esta temática.