Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MULHER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO DIREITO PRESCRITO AO CONQUISTADO

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A mulher na contemporaneidade ampliasuacapacidade de participar em diversos espaços público e privado da sociedade, atuando como profissionais, parlamentares, empresárias, pesquisadoras, sobretudo, educadoras em espaços formais (educação fundamental e superior) e informais (igreja, lar, etc) da Educação no campo e na cidade.Este trabalho trata da negação do direito da mulher em participar da educação escolar nas constituintes (1824 e 1891)e, da sua afirmação, na constituinte de 1988, observando-o não apenas como uma afirmação jurídica, mas como conquista sócio histórica frente ao silenciamento de sua capacidade de participar na sociedade.A pesquisa resulta de uma discussão interdisciplinar das áreas de Direito e da Educação no Campo,caracterizando-se como bibliográfica, documental e de campo, cujo interesse surgiu de leituras realizadas na disciplina história do direito, da mulher na educação durante participação de um projeto da educação no campo e das políticas públicas educacionais.Ao relacionar as leituras com os textos legais, verificou-se a negação do direito da mulher usufruir de uma formação escolarizada no contexto brasileiro, enquanto que, ao participar da pesquisa com professoras no campo, verificou-se que as mulheres tiveram presença majoritária em sala de aula. Esses dados foram verificados em um questionário aplicado com oito professoras da zona rural (inativas/ativas) que atuaram nas décadas 50-90 e, décadas atuais do século XXI, nas cidades de Barra de Santana e Queimadas. Ao confrontar esses dados com estatísticas atuais acerca da formação escolar da mulher, constata-se que esta oportunidade, além de ser ratificada no texto legal, foi ampliada com a sua afirmação no contexto social brasileiro.

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