Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS FRAGILIDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: PROFESSORES INICIANTES, DIFICULDADES DIDÁTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6740
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 1639
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS FRAGILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente, a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida, em nível de mestrado, por Gomes (2014). Portanto, serão apresentados aqui, parte dos resultados da Dissertação intitulada "As dificuldades da profissão docente no início da carreira: Entre desconhecimentos, idealizações, frustrações e realizações". A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, em escolas da rede pública de ensino. O objetivo consistiu em identificar as dificuldades didáticas de professores iniciantes e atuantes no primeiro ciclo do ensino fundamental. Participaram da pesquisa, quatro professores atuantes no ensino fundamental I, sendo dois professores iniciantes e dois professores experientes. A priori, a intenção seria desenvolver a pesquisa apenas com professores na fase inicial da carreira , mas decorrente a dificuldade em encontrar sujeitos que aceitassem participar da pesquisa, optou-se pela participação de professores com experiência na profissão, que relataram as dificuldades encontradas por eles no início da docência. Foram utilizados quatro instrumentos para a coleta de dados, sendo eles: a entrevista, o questionário online, o questionário com escala e a observação em sala de aula de uma das professoras pesquisadas. O referencial teórico utilizado foi composto por Huberman (1992), Bourdieu (1983) e Marin (2005). Os resultados obtidos permitem perceber uma fragilidade na formação dos professores, que consequentemente dificulta o desenvolvimento do trabalho docente e compromete a formação de seus alunos. Considerando que a análise e reflexão, sobre as dificuldades dos professores no exercício da função pode auxiliar no pensamento sobre a formação de professores, é que propomos essa discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSORES INICIANTES, DIFICULDADES DIDÁTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_18_06_2014_16_56_30_idinscrito_1639_89e558b3fd22a3ee6ea00c482002bb0c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA OLIVEIRA COSTA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.ocg@terra.com.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6740
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 1639
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS FRAGILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente, a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida, em nível de mestrado, por Gomes (2014). Portanto, serão apresentados aqui, parte dos resultados da Dissertação intitulada "As dificuldades da profissão docente no início da carreira: Entre desconhecimentos, idealizações, frustrações e realizações". A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, em escolas da rede pública de ensino. O objetivo consistiu em identificar as dificuldades didáticas de professores iniciantes e atuantes no primeiro ciclo do ensino fundamental. Participaram da pesquisa, quatro professores atuantes no ensino fundamental I, sendo dois professores iniciantes e dois professores experientes. A priori, a intenção seria desenvolver a pesquisa apenas com professores na fase inicial da carreira , mas decorrente a dificuldade em encontrar sujeitos que aceitassem participar da pesquisa, optou-se pela participação de professores com experiência na profissão, que relataram as dificuldades encontradas por eles no início da docência. Foram utilizados quatro instrumentos para a coleta de dados, sendo eles: a entrevista, o questionário online, o questionário com escala e a observação em sala de aula de uma das professoras pesquisadas. O referencial teórico utilizado foi composto por Huberman (1992), Bourdieu (1983) e Marin (2005). Os resultados obtidos permitem perceber uma fragilidade na formação dos professores, que consequentemente dificulta o desenvolvimento do trabalho docente e compromete a formação de seus alunos. Considerando que a análise e reflexão, sobre as dificuldades dos professores no exercício da função pode auxiliar no pensamento sobre a formação de professores, é que propomos essa discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSORES INICIANTES, DIFICULDADES DIDÁTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_18_06_2014_16_56_30_idinscrito_1639_89e558b3fd22a3ee6ea00c482002bb0c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA OLIVEIRA COSTA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.ocg@terra.com.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente, a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida, em nível de mestrado, por Gomes (2014). Portanto, serão apresentados aqui, parte dos resultados da Dissertação intitulada "As dificuldades da profissão docente no início da carreira: Entre desconhecimentos, idealizações, frustrações e realizações". A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, em escolas da rede pública de ensino. O objetivo consistiu em identificar as dificuldades didáticas de professores iniciantes e atuantes no primeiro ciclo do ensino fundamental. Participaram da pesquisa, quatro professores atuantes no ensino fundamental I, sendo dois professores iniciantes e dois professores experientes. A priori, a intenção seria desenvolver a pesquisa apenas com professores na fase inicial da carreira , mas decorrente a dificuldade em encontrar sujeitos que aceitassem participar da pesquisa, optou-se pela participação de professores com experiência na profissão, que relataram as dificuldades encontradas por eles no início da docência. Foram utilizados quatro instrumentos para a coleta de dados, sendo eles: a entrevista, o questionário online, o questionário com escala e a observação em sala de aula de uma das professoras pesquisadas. O referencial teórico utilizado foi composto por Huberman (1992), Bourdieu (1983) e Marin (2005). Os resultados obtidos permitem perceber uma fragilidade na formação dos professores, que consequentemente dificulta o desenvolvimento do trabalho docente e compromete a formação de seus alunos. Considerando que a análise e reflexão, sobre as dificuldades dos professores no exercício da função pode auxiliar no pensamento sobre a formação de professores, é que propomos essa discussão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.