Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FAMÍLIA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6730
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1774
    "inscrito_id" => 32960
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "A leitura é de fundamental importância à vida de todos, por ser uma importante ferramenta para a formação dos alunos para torna-los críticos e conscientes sobre a utilização da mesma no ambiente educacional e na sociedade como forma de promoção de seus conhecimentos e elevação de seu nível escolar. Atualmente o universo da leitura está defasado e cercado de problemas que interferem inteiramente na aprendizagem dos discentes, problemas esses que geralmente estão ligados à ineficiência no papel que o meio deveria exercer para formar leitores eficientes, neste meio está inserido grupos da sociedade, como por exemplo, a família; a escola, etc. Assim o objetivo deste trabalho foi investigar e mostrar como está a real situação da formação de alunos leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Parnaíba. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Parnaíba, está localizada na zona rural de Parnaíba, a mesma funciona nos três turnos. Foram observadas duas salas de aula, do 2° e 3° Ano do Ensino fundamental durante 6 dias. Os nomes dos participantes foram preservados e para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário destinados aos professores com perguntas abertas, e uma entrevista para os alunos com perguntas fechadas. Com base nos resultados obtidos com base no questionário foram possíveis elaborar o perfil dos profissionais observados na pesquisa. Os professores foram questionados a respeito de suas concepções sobre leitura, Sobre a contribuição da família no processo de aprendizagem escolar da criança. Sobre quais estratégias utilizavam para facilitar o acesso da criança à leitura, sobre a frequência em que trabalham a leitura na sala de aula e ainda sobre a postura diante de um aluno com dificuldade sem ler. A entrevista realizada com os alunos possibilitou conhecer um pouco do perfil dos discentes envolvidos na pesquisa. Questionou-se aos alunos se gostam de ler, se sentiam-se à vontade para fazer perguntas ao professor, e se suas famílias os estimulavam a leitura. Baseando-se no que se observou nos resultados pode se afirmar que a leitura é indiscutivelmente importante na vida de todos os seres humanos, através da mesma adquirimos conhecimentos e com a sua prática estaremos sempre em busca de novos saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FAMÍLIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_23_07_idinscrito_32960_9892f08fd06013028559024cc98e8ef8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS MIRANDA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MIRANDA"
    "autor_email" => "gra.cinha1000@hotmail.com"
    "autor_ies" => "U"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6730
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1774
    "inscrito_id" => 32960
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "A leitura é de fundamental importância à vida de todos, por ser uma importante ferramenta para a formação dos alunos para torna-los críticos e conscientes sobre a utilização da mesma no ambiente educacional e na sociedade como forma de promoção de seus conhecimentos e elevação de seu nível escolar. Atualmente o universo da leitura está defasado e cercado de problemas que interferem inteiramente na aprendizagem dos discentes, problemas esses que geralmente estão ligados à ineficiência no papel que o meio deveria exercer para formar leitores eficientes, neste meio está inserido grupos da sociedade, como por exemplo, a família; a escola, etc. Assim o objetivo deste trabalho foi investigar e mostrar como está a real situação da formação de alunos leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Parnaíba. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Parnaíba, está localizada na zona rural de Parnaíba, a mesma funciona nos três turnos. Foram observadas duas salas de aula, do 2° e 3° Ano do Ensino fundamental durante 6 dias. Os nomes dos participantes foram preservados e para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário destinados aos professores com perguntas abertas, e uma entrevista para os alunos com perguntas fechadas. Com base nos resultados obtidos com base no questionário foram possíveis elaborar o perfil dos profissionais observados na pesquisa. Os professores foram questionados a respeito de suas concepções sobre leitura, Sobre a contribuição da família no processo de aprendizagem escolar da criança. Sobre quais estratégias utilizavam para facilitar o acesso da criança à leitura, sobre a frequência em que trabalham a leitura na sala de aula e ainda sobre a postura diante de um aluno com dificuldade sem ler. A entrevista realizada com os alunos possibilitou conhecer um pouco do perfil dos discentes envolvidos na pesquisa. Questionou-se aos alunos se gostam de ler, se sentiam-se à vontade para fazer perguntas ao professor, e se suas famílias os estimulavam a leitura. Baseando-se no que se observou nos resultados pode se afirmar que a leitura é indiscutivelmente importante na vida de todos os seres humanos, através da mesma adquirimos conhecimentos e com a sua prática estaremos sempre em busca de novos saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FAMÍLIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_23_07_idinscrito_32960_9892f08fd06013028559024cc98e8ef8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS MIRANDA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MIRANDA"
    "autor_email" => "gra.cinha1000@hotmail.com"
    "autor_ies" => "U"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A leitura é de fundamental importância à vida de todos, por ser uma importante ferramenta para a formação dos alunos para torna-los críticos e conscientes sobre a utilização da mesma no ambiente educacional e na sociedade como forma de promoção de seus conhecimentos e elevação de seu nível escolar. Atualmente o universo da leitura está defasado e cercado de problemas que interferem inteiramente na aprendizagem dos discentes, problemas esses que geralmente estão ligados à ineficiência no papel que o meio deveria exercer para formar leitores eficientes, neste meio está inserido grupos da sociedade, como por exemplo, a família; a escola, etc. Assim o objetivo deste trabalho foi investigar e mostrar como está a real situação da formação de alunos leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Parnaíba. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Parnaíba, está localizada na zona rural de Parnaíba, a mesma funciona nos três turnos. Foram observadas duas salas de aula, do 2° e 3° Ano do Ensino fundamental durante 6 dias. Os nomes dos participantes foram preservados e para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário destinados aos professores com perguntas abertas, e uma entrevista para os alunos com perguntas fechadas. Com base nos resultados obtidos com base no questionário foram possíveis elaborar o perfil dos profissionais observados na pesquisa. Os professores foram questionados a respeito de suas concepções sobre leitura, Sobre a contribuição da família no processo de aprendizagem escolar da criança. Sobre quais estratégias utilizavam para facilitar o acesso da criança à leitura, sobre a frequência em que trabalham a leitura na sala de aula e ainda sobre a postura diante de um aluno com dificuldade sem ler. A entrevista realizada com os alunos possibilitou conhecer um pouco do perfil dos discentes envolvidos na pesquisa. Questionou-se aos alunos se gostam de ler, se sentiam-se à vontade para fazer perguntas ao professor, e se suas famílias os estimulavam a leitura. Baseando-se no que se observou nos resultados pode se afirmar que a leitura é indiscutivelmente importante na vida de todos os seres humanos, através da mesma adquirimos conhecimentos e com a sua prática estaremos sempre em busca de novos saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.