Em um mundo capitalista marcado pela globalização e avanço tecnológico que se apresenta como um organismo de fácil acesso em nossa civilização tornou-se necessária uma sociedade na qual as pessoas saibam não apenas ler e escrever, mas também compreender e decodificar tanto a leitura quanto a escrita na prática social. O objetivo deste trabalho é refletir acerca do que é letramento e alfabetização e descrever as semelhanças deles além de identificar as dicotomias existentes entre ambos. A temática deste trabalho está centrada no seguinte problema: Como o letramento e a alfabetização estão envolvidos no processo de leitura e compreensão? Observando o cenário educacional atual, tornou-se necessária a promoção desta pesquisa que visa analisar o cotidiano escolar e expor neste artigo como os professores lidam na sala de aula com o letramento e a alfabetização, considerando que muitos alunos são alfabetizados, condicionados, mas não letrados. O quadro teórico adotado no desenvolvimento desta pesquisa centra-se em reflexões de IRWIN (1991), KLEIMAN (2002), MARINHO (2001) e SOARES (2009) os quais situam suas ponderações em um modelo de escola cidadã a qual mostra que o ato de lecionar envolve medos e desafios como forma de construir a autonomia dos educandos. O estudo se assinala como uma análise de cunho exploratório, a qual utilizou revisão bibliográfica e pesquisa empírica com aplicação de questionário individual dirigido ao professor. Os resultados apontam que os professores devem ensinar não apenas o alfabeto e sua utilização como código de comunicação, mas os aspectos sócio-históricos da aquisição de uma sociedade.