Este artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos, através de um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB) intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). A pesquisa surgiu da necessidade de investigar a(s) concepção(s) de leitura do docente, implícitas na sua prática em sala de aula para, posteriormente, a essa etapa, desenvolver uma proposta de intervenção. Especificamente, nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a compreensão, reflexão e reavaliação do docente para com a sua prática de leitura. O referencial teórico-metodológico traz contribuições acerca das concepções sobre a leitura, sob o ponto de vista teórico de Kleiman (1995, 2004), Bezerra( 2001) Soares (2008, 2009), PCN (1997), entre outros. Recorte teórico que procura inserir a pesquisa e este trabalho no campo da Linguística Aplicada. A análise tem como corpus a prática de leitura de uma professora do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, na cidade de Campina Grande-PB. Essa análise é de natureza qualitativa (ALVES, 1991) uma vez que procura interpretar dados gerados no desenvolvimento de uma proposta de leitura voltada para a professora. Os resultados da análise revelam que a formação do professor implica diretamente na sua ação docente. Enfatizamos, nesse sentido, que a contribuição do trabalho de intervenção possibilitou a ampliação das concepções de leitura, fato que se evidencia no modo como a professora em questão aborda a leitura, indo além da decodificação do código escrito. Os dados, assim evidenciam a importância de oportunizar aos professores, formações continuadas (em caráter permanente) que atendam às reais necessidades e dificuldades dos professores, ou seja, se faz necessário conhecer a história dos professores e a sua prática docente, antes de planejar e executar um programa para “formação de professores”.