Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE ETNOGRÁFICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ETNOGRAFIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Após uma investigação intensa de análise por método etnográfico, percebe-se que os problemas de uma escola no município da cidade de Itabaiana vão além da falta de estrutura e superlotação de alunos: há um ensino de História defasado. Por alguns meses de convivência para a abordagem, as observações constituíram o principal instrumento para que se repensasse o lugar de relações no ambiente escolar, este, por sua vez, sendo meio caótico por falta de controle e posição firme da professora. Tendo consciência as principais funções do docente de História, foi rapidamente percebido que o profissional em questão, com o tempo de serviço já completado e prestes a se aposentar, aparentava esgotamento físico e emocional para enfrentar a sala de aula. O resultado disso é uma sala de aula repleta de conversa, brigas, falta interesse pelo conteúdo e, muitas vezes, desrespeito pela presença do profissional que se encontra presente. As analises parciais das observações nos permite entender que muito do que se passa naquele âmbito educacional, tem grande parte da parcela de “culpa” da metodologia de ensino da professora e os demais de fatores externos ao ambiente escolar. Basicamente, a problematização circunda, primeiro, na falta de estrutura física (superlotação ou de estrutura básica) e da capacitação profissional em que a escola encontra-se inserida e, segundo, no ensino de História sem o devido objetivo que envolve o aprendizado da matéria. A etnografia assume papel de crucial importância para que se entenda a inserção de mundo que os sujeitos investigados pela pesquisa encontram-se inseridos.

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