TROVA, Andreza Gessi. A entrada na carreira docente na educação infantil.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6707>. Acesso em: 28/12/2024 05:29
O presente texto discutirá a entrada dos egressos do curso de licenciatura em Pedagogia na carreira docente, no segmento da Educação Infantil. Estes escritos representa um dos elementos da discussão apresentada na dissertação de Mestrado. A pesquisa teve por objetivo investigar quais foram os maiores dilemas e desafios do primeiro ano da docência na primeira etapa da Educação Básica de quatro professoras licenciadas da cidade de São Paulo. A entrada na carreira destas profissionais da Educação Infantil apontaram algumas dificuldades e desafios, um deles identificado e analisado diz respeito sobre a relação com o corpo docente que elas trabalhavam, assim como outros elementos como a relação com a instituição de ensino na representatividade da gestão pedagógica. Discorreram que algumas dificuldades foram apresentadas neste primeiro ano em detrimento as fragilidades da formação inicial no que tange a Educação Infantil. Sobre a relação com os outros profissionais apontada como um dos desafios enfrentados por elas, os dados foram compilados no Eixo 7 denominado Relação entre pares, elas apresentaram em seus escritos as barreiras impostas pelo professorado, bem como a falta de diálogo, apoio e parceria nos trabalhos com as crianças e familiares neste período. Elas sinalizaram também que este primeiro ano como professoras não teria sido tão árduo e frustrante neste processo de aluna a professora se pudessem ter contado com o apoio e orientação pedagógica destes professores considerado por elas, mais “experiente”, pois ponderavam que o tempo de docência de cada um teria sido relevante na formação do grupo e automaticamente delas também e ajuizaram que independente de serem somente professores iniciantes, pois o reflexo da construção destes saberes docentes em grupo refletiria no fazer pedagógico com as crianças, família e automaticamente para a sociedade.