Vivemos numa era globalizada em que a comunicação é algo completamente importante para a sobrevivência e desenvolvimento do ser humano. Todo aquele que vive numa sociedade precisa saber se comunicar e para que haja uma boa comunicação nas relações interpessoais, os sujeitos precisam aprender a se expressar adequadamente de acordo com a situação e se fazer entender pelo seu interlocutor. Desta forma, se faz importante refletir sobre o ensino de língua materna, é interessante que o professor de língua portuguesa questione e discuta com seus alunos qual o espaço da Sociolinguística na sala de aula. Temos consciência de que o ensino de língua materna se faz inteiramente importante para o desenvolvimento de nossos alunos, enquanto falantes, porém é preciso compreender que as aulas de língua portuguesa não se baseiam somente no ensino de gramática normativa, como muitos pensam. As aulas de língua portuguesa devem ter como prioridade formar bons falantes, formar alunos que desenvolvam sua capacidade de interação e sua capacidade de se expressar através da fala, além de refletir sobre as variedades linguísticas, isso é algo que o estudo da gramática por si só não consegue contemplar. A Sociolinguística enfatiza a relação entre a língua e a sociedade, ou seja, a língua no seu uso prático. Desta forma, este trabalho busca analisar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais dizem sobre o ensino de língua portuguesa embasado na teoria da Sociolinguística, uma vez que a escola também deve ser espaço de reflexão da língua além de interação entre os indivíduos que a constitui.