IntroduçãoO presente debate é produto do processo de escritura do Trabalho de Conclusão de Curso (TC) na licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, unidade universitária de Luziânia, em específico do capítulo primeiro, intitulado: Sexualidade, Gênero e Diversidade Sexual. Nesse espaço reflexivo procuramos reunir alguns autores e autoras que tratam da temática, a citar os conceitos de sexualidade, diversidade sexual, gênero e orientação sexual, assim como suas possíveis ressonâncias no campo da Educação e do cotidiano escolar.A pesquisa como um todo pretende analisar a matriz curricular do curso de Pedagogia oferecida pela Universidade Estadual de Goiás, tentando perceber quais as estruturas e bases pelas quais a temática elencada se faz ou não presente.Nesse sentido, se torna imprescindível uma discussão que elenque autores e autoras que possam colaborar na geração de interpretações sobre a constituição sócio-histórica dos sujeitos sexuais e seus desdobramentos, pois a inexistência deste debate colabora para a nociva naturalização dos discursos e, finalmente, para a perpetuação de práticas preconceituosas e discriminatórias.ObjetivoAnalisar a construção dos conceitos e concepções em torno das sexualidades, dos gêneros e das orientações sexuais que são reproduzidas no espaço acadêmico e escolar, bem como na sociedade através do discurso hetero-normatizante.MetodologiaProcedemos à pesquisa bibliográfica de cunho teórico-conceitual a fim de identificar e compreender como são construídos e entendidos os conceitos de sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual, que compõe as discussões em torno da diversidade sexual. ResultadosNossas análises pretendem lançar debates que identifiquem os papéis sociais de homens e mulheres na sociedade contemporânea, ressaltando o caráter diverso das atuações e funções dos mesmos. Sendo assim, propomos uma ampla e qualitativa leitura da bibliografia que se debruça sobre os entendimentos de diversidade sexual, sexualidade, orientação sexual e gênero, de forma a desconstruir as desigualdades impostas, garantindo, assim, o direito de acesso à formação ética-cidadã, o respeito com a diversidade como um todo e a liberdade para que todos e todas exerçam sua sexualidade sem repressões ou desvalorização. ConclusãoO estudo conceitual aqui proposto nos conduziu aos espaços ainda fortemente marcados por desigualdades e condutas preconceituosas, ou seja, que ainda é um grande desafio compreender os processos de construção e afirmação das sexualidades, gênero e orientações sexuais dentro da sociedade contemporânea. Tal cenário se deve aos interesses de determinados grupos sociais em manipular ou mesmo naturalizar os discursos que reforcem as desigualdades entre as diferentes formas de se viver a sexualidade. Os autores e autoras analisadas colaboraram para a criação de entendimentos teóricos-metodológicos que certamente irão proporcionar a reflexão em torno das representações sociais e culturais que envolveram não só os conceitos de diversidade sexual, sexualidade, orientação sexual e gênero, mas também a prática de condutas, comportamentos e atitudes vivenciadas exclusivamente a partir do padrão hetero-normativo.