As novas gerações tem apresentado o desinteresse pela leitura. As escolas públicas geralmente não oferecem aos alunos recursos pedagógicos atrativos. Diante disso, o professor tem que se esforçar em desenvolver métodos que ganhem a atenção dos alunos. Nesse sentido, as Histórias em Quadrinhos (HQs) apresentam-se como material potencial que pode estimular os alunos a lerem. A construção da HQ por alunos pode ser trabalhada com o intuito de desenvolver além da leitura, a escrita, a arte e o imaginário. Nessas condições, intenta-se através do presente trabalho relatar uma experiência com a criação de HQs enquanto ferramenta pedagógica no ensino de História, que estimula a leitura, escrita, produção artística e o imaginário.Para alcançar o objetivo proposto se fez uma pesquisa teórica através de revisão bibliográfica fundamentada em contribuições teóricas acerca das HQs no que concerne as suas implicações como ferramenta pedagógica no ensino de História. Diante das considerações teóricas, buscou-se relacioná-las com a atividade de construção de HQs por discentes, estabelecendo as vantagens de seu uso em sala de aula.No âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveu-se entre as diversas atividades, uma relacionada a construção de HQs. Isso se deu com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Argemiro de Figueiredo em Campina Grande – PB, onde cada aluno foi convidado a criar uma HQ sobre as Cruzadas – assunto tratado em aulas passadas. A ideia de incentivar os alunos a criarem suas próprias HQs surgiu a partir da deficiência dos alunos com a leitura e, consequentemente, com a escrita, bem como a falta de interesse dos mesmos pelos assuntos do campo de conhecimento histórico.Os resultados do trabalho desenvolvido indicaram que além de treinar a leitura, a escrita, bem como as habilidades artísticas, a construção das HQs promove o aprendizado por meio do uso de quadrinhos de maneira proveitosa. A imagem associada a palavra contribui para a produção de sentidos no contexto sócio-histórico estimulando o imaginário.Nesse sentido, a atividade executada permitiu criar situações pedagógicas mais atraentes que favoreceram o processo de ensino e aprendizagem da História na turma foco da intervenção.