INTRODUÇÃO: Atualmente o tema educação é amplamente discutido em nosso país, principalmente no que se refere à busca por melhorias de infraestrutura, valorização do profissional docente e conseqüentemente avanços na qualidade. As formas de ensinar e aprender sofrem modificações com a própria evolução da educação e dos conhecimentos a serem ensinados. Com a oportunidade que nos é oferecida pela CAPES com o PIBID, podemos observar que novos métodos de ensino podem colaborar para diminuir o índice de reprovação no ensino de química.OBJETIVO: Este trabalho objetiva verificar a contribuição do projeto PIBID como elemento transformador do ensino de química no processo de ensino e aprendizagem de escolas públicas de Picuí-PB e Cuité-PB no seridó paraibano.METODOLOGIA: A pesquisa é de abordagem investigativa qualitativa. Tem por sujeitos participantes da pesquisa os gestores das duas escolas públicas onde ocorre o PIBID de química. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aos diretores das escolas, onde estão sendo desenvolvidas as atividades do PIBID de química. Além disso, foi feito um levantamento do rendimento dos alunos junto à secretaria das escolas, no que diz respeito ao rendimento dos alunos na disciplina de química. Posteriormente, procedeu-se a análise e interpretação dos dados. RESULTADOS: Na análise dos dados referentes ao questionário aplicado aos gestores das escolas participantes obtiveram-se as seguintes respostas: “As aulas estão mais dinâmicas, os professores mais motivados’’, “estimulou se a curiosidade dos alunos”, “os alunos se mostraram mais interessados por química”. Com relação ao índice de aprovação em química os resultados são animadores, as notas melhoraram, houve maior interesse em participar das atividades oferecidas pelos bolsistas, apoio ao ensino como nas aulas de reforço, os pais e alunos diminuíram as reclamações de dificuldades na aprendizagem e segundo os gestores os níveis não só de aprovação, mas também de aprendizagem estão sendo bastante significativos e vem melhorando a cada dia. O projeto propiciou aulas mais dinâmicas estimulando assim a curiosidade dos alunos e ainda motivando os professores. As atividades desenvolvidas são: feira de química com experimentos realizados pelos alunos das escolas, oficinas, visitas técnicas, aulas práticas nos laboratórios, reforço para os alunos que apresentavam dificuldades na disciplina de química, trabalhos com a utilização de matérias recicláveis. Com respostas apresentadas pelos diretores e análise da dinâmica que o projeto proporciona as escolas, acredita-se que esses resultados são decorrentes das atividades realizadas e percebe-se que as ações do PIBID têm contribuído para propiciar aos estudantes das escolas participantes um processo de ensino e aprendizagem mais significativo.CONCLUSÃO: O PIBID química tem possibilitado aos alunos das escolas públicas participantes do projeto uma aprendizagem significativa principalmente com relação a conceitos presentes na disciplina de química. Acredita-se que a melhoria no índice de aprovação desses estudantes é um dos indicadores dos resultados alcançados pelo projeto nas escolas. Espera-se que os resultados apresentados nesse trabalho possam contribuir para ampliar as discussões no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química. AGRADECIMENTOS: CAPES/PIBID/UFCG.