Atualmente os modelos de ensino utilizados em diversas escolas, principalmente no Brasil, levantam uma série de dúvidas acerca de sua eficiencia referente à formação dos educandos da educação básica, o modelo tradicional de ensino é predominante. Para o desenvolvimento da presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O ensino de Ciências passou e ainda passa por diversas reformas, sendo sempre influenciado por fatores econômicos, políticos e sociais. As modificações, expressas através de Leis e políticas publicas, objetivam uma melhor formação dos educandos, ora voltada para a cidadania ora voltada para a formação cientifica. Até mesmo na educação biológica, o ensino é tradicional. Durante o processo ensino/aprendizagem é indispensável a valorização do conhecimento prévio que o educando possui, caso contrário ocorrerá a aprendizagem que Ausubel denominou mecânica, a mesma consiste em aprender informações novas sem estas interagir com conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva do educando. A aprendizagem significativa apresentam algumas vantagens que a destaca dentre outros tipos de aprendizagem. Para que ocorra aprendizagem significativa são indispensáveis duas condições: disposição para aprender por parte do educando, e o conteúdo tem que ser significativo tanto do ponto de vista lógico quanto psicológico, logo cada educando determina a significância do conteúdo. É evidente a necessidade de mudança no processo ensino-aprendizagem, para que os objetivos educacionais sejam alcançados. Diante dessa realidade, a aprendizagem significativa é de suma importância, uma vez que a mesma constitui uma importante forma de valorizar as ideias prévias dos educandos e promover uma aprendizagem duradoura e eficaz, especificamente na educação biológica.