Bazi (2000), também mostra em seus estudos que a leitura não se desenvolve de maneira particular, mas sim coletiva, ou seja, juntamente com a soletração e escrita. No âmbito da escrita, essa mesma autora traz três processos que configuram o processo global da escrita, que são eles: Planificação, em que a criança precisa construir uma representação mental daquilo que pretende executar antes de começar, ou seja, é a elaboração de um plano de escrita. Esse processo é composto por três subprocessos: o de generalização dos conteúdos, em que há a recuperação na memória de longo prazo a informação que julga necessária para executar a tarefa; subprocesso de organização, nesse caso, de acordo com o que será escrito é feito uma seleção de informações, e por último, o subprocesso de estabelecimento dos objetivos, no qual se é considerado como a fase da concretização, pois a formulação das intenções que orientam o processo da escrita são adaptados às características do que se pretende comunicar. Nesse sentido, a aquisição da linguagem escrita é composta por etapas progressivas em que se relaciona com a etapa precedente. Dessa maneira, o grau das dificuldades relativas a linguagem escrita, pode ir desde erros na soletração até erros na sintaxe, elaboração, pontuação e organização de parágrafos.Bazi (2000) também considera a importância de observar a oralidade da criança, pois esta pode apresentar uma boa expressão oral, mas ter sua escrita deficitária; em outros casos, haver uma má oralidade, mas uma boa escrita ou ser deficitário tanto na escrita como na entoação oral.Portanto, a leitura e a escrita são dificuldades de aprendizagens que pertencem a problemática do insucesso escolar. A Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, criando o seu próprio objeto de estudo. Dessa maneira, entende-se essa área como proveniente de uma demanda, o problema de aprendizagem. Estudando acerca das características do aprender humano, é que a Psicopedagogia visa também compreender a maneira a qual se produzem as alterações na aprendizagem do indivíduo.