O trabalho apresentará os resultados de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Laboratório de Ensino I, no curso de Ciências Sociais, no Centro de Educação Integrada Profº Eliseu Viana – CEIPEV na cidade de Mossoró, interior do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa tem com objetivo; conhecer e refletir sobre o universo cultural e subjetivo dos alunos dentro e fora da escola e saber se esse universo é trabalhado na sala de aula e de que forma. Para obter êxito nesse objetivo foi necessário precisamos conhecer suas predileções musicais, programas culturais e leituras literárias. O trabalho foi realizado a partir de entrevistas e observações no Centro Educacional onde a pesquisa foi realizada. Foram estabelecidos dois grupos de aluno entre a faixa etária de catorze a dezesseis anos, da segunda e terceira série do ensino médio. Os grupos de alunos pesquisados apresentaram uma série de atividades que são realizadas no espaço fora da escola, por exemplo: programas de cinema, shows musicais, e relataram a ausência dessas atividades no cotidiano escolar. Sabendo que, essas atividades, fazem com que esses e outros alunos se sintam estimulados a estudar e se sentir bem na escola e na sala de aula. Por isso, foi perceptível, que cabe também ao professor e ao futuro profissional conhecer o universo cultural dos seus alunos para ser trabalhado e explorado no ensino, contribuindo, de certa forma, para a sua atuação e formação profissional. Educação e subjetividade são fios que conduzem a escola e, consequentemente, as próximas páginas desse texto.