O presente trabalho apresenta uma proposta de leitura discursiva com letras de música de forró pé-de-serra e eletrônico para o Ensino Médio, partindo de reflexões sobre o trabalho com a leitura na perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, a partir de autores como Pêcheux (1997), Foucault (1995), Orlandi (2007), Gregolin (2003) e Possenti (2001). Na perspectiva da AD, a música é concebida como um sistema simbólico que funciona como uma ferramenta eficaz na disseminação das “vontades de verdade” que constituem diversas identidades, podendo difundir estereótipos positivos ou negativos dessas identidades no imaginário social, a exemplo do sujeito mulher. Assim, faz-se necessário desenvolver atividades de leitura que levem os alunos a observarem a imagem da mulher que o gênero música de forró vem disseminando em suas letras. É relevante que os alunos aprendam a ler as letras musicais, de modo a perceber que os discursos aparentemente naturais nesse tipo de texto podem contribuir para ratificação do preconceito contra a mulher. Para tanto, este trabalho tem o propósito de apresentar um caminho possível de trabalho de leitura frente a essas materialidades com alunos do Ensino Médio, a partir de leituras de letras de música de forró. Com isso, acredita-se que a prática da leitura discursiva pode funcionar como um meio para levar os alunos a saírem do universo da leitura de decodificação do texto para questionarem os múltiplos sentidos que perpassam a superfície textual e, possam se posicionar de forma crítica perante os discursos materializados nos diferentes gêneros discursivos, como no caso das músicas de forró.