O processo de aquisição da língua escrita pelas crianças tem sido bastante discutido pela educação. O objetivo desse estudo foi descrever o processo de aquisição da linguagem escrita a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. No aspecto metodológico optamos por uma pesquisa bibliográfica realizada por intermédio de uma revisão da literatura. Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade. Na proposta da psicogênese da língua escrita as autoras afirmam que a aquisição da língua escrita é um processo que se desenvolve ao longo da vida escolar da criança, e que este é continuo. A partir das leituras realizadas conclui-se que o processo de apropriação da escrita não acontece em um único momento, mas de forma gradativa, pois o individuo adquire concepções, constrói e reconstrói hipóteses, ou seja, passa por várias etapas até chegar à escrita.