Este trabalho resulta da dos estudos feitos no componente curricular “Contextos educativos da infância II”, do curso de Pedagogia Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ofertado no 5 semestre , a parir desse interesse surgiu em nós acadêmicas, uma necessidade de pesquisarmos e refletirmos em torno da temática dos contextos educativos contribuintes para a infância, assunto o qual nos interessa enquanto professoras em formação inicial, para a educação infantil e series inicias. O objetivo do trabalho é abordar e compreender os múltiplos contextos educativos da infância. Os resultados forma coletados através de uma metodologia teórica, pois buscou trazer estudos sobre teóricos que apresentam suas contribuições a cerca do tema de suma importância que é os múltiplos contextos culturais das crianças. Para fundamentar essas reflexões, foram usadas as contribuições e as leituras a partir do livro “Estudos da Infância- Educação e práticas sociais”, de Maria Cristina Soares de Gouvea, mais especificamente do capítulo V- a escrita da história da infância: Periodização, e também do livro “Crianças – infâncias, culturas e práticas educativas”, mais especificamente do capítulo VI - Infância e vida: Por uma nova pedagogia, de Luiz Augusto Passos e Artemis Augusta Mota Torres e capítulo VIII – Geografia da Infância: Espaços e desenvolvimento humano de Jader Janer Moreira Lopes, Cassiano Caon Amorim e Bruno Muniz Figueiredo Costa. Além de outros autores que ajudam a compreender e fundamentar a temática. Acreditamos que essa realidade vivenciada neste nos vários contextos educativo que acriança convive na infância irá favorecer na construção do seu conhecimento e contribuir para discussões em nossa formação inicial, enquanto acadêmicas, e futuras professoras.