Objetivamos com o presente artigo identificar as fases de escrita nas atividades de crianças da turma do 2º ano do ensino fundamental, verificando como elas se apropriam do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e se existe ou não práticas exitosas de alfabetização, com enfoque específico na escrita, refletindo acerca das metodologias adotadas pela docente em sala de aula para uma alfabetização voltada para o aprender a escrever. Para guiar nossas discussões partimos dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (2001), Cagliari (2008), Soares (1998), Morais e Leite (2012), entre outros. Assim, analisamos as escritas de crianças em uma turma do 2º ensino fundamental de uma escola pública do município Rodolfo Fernandes - RN, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, identificamos a fase de escrita alfabética em que cada criança se encontra e como resultados percebemos práticas exitosas de alfabetização na escola investigada. Do que se conclui que a docente demonstrou ter conhecimentos do (SEA) e da importância do mesmo para práticas de alfabetização exitosas, uma vez que as escritas analisadas demonstram que as crianças apresentam domínio dos componentes alfabéticos, no qual a prática de leitura e escrita é indispensável para a incorporação dos conhecimentos acerca da língua escrita.