SANTOS, Tamires Dias Dos. Educação como saber para emancipação. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6335>. Acesso em: 13/11/2024 09:43
RESUMO:Introdução: essa comunicação versa a educação emancipatória no pensamento de Theodor Adorno. Segundo ele a grande tarefa da educação é evitar Auschwitz . Para tanto, é necessária uma práxis pedagógica voltada para a emancipação dos sujeitos. Metodologia: essa investigação é de caráter bibliográfico, abordando a temática da educação no corpus teórico de Adorno, além de lançar mão de comentadores da teoria crítica como Antônio Álvaro Soares Zuin. Resultados: uma postura pedagógica que não prioriza o fomento da crítica e da autonomia está fadada ao autoritarismo e a alienação. Nesse sentido, o filósofo de Frankfurt sentencia a necessidade da superação da barbárie mediante a prática educacional de cunho reflexivo e crítico que não se acomode na situação de massa amorfa. Conclusão: Desse modo, segundo Adorno, educar não deve se restringir a transmissão de conhecimento, tampouco pretender moldar os indivíduos, mas sim promover contestação e a resistência.