Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO COMO SABER PARA EMANCIPAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, THEODOR ADORNO Comunicação Oral (CO) FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

RESUMO:Introdução: essa comunicação versa a educação emancipatória no pensamento de Theodor Adorno. Segundo ele a grande tarefa da educação é evitar Auschwitz . Para tanto, é necessária uma práxis pedagógica voltada para a emancipação dos sujeitos. Metodologia: essa investigação é de caráter bibliográfico, abordando a temática da educação no corpus teórico de Adorno, além de lançar mão de comentadores da teoria crítica como Antônio Álvaro Soares Zuin. Resultados: uma postura pedagógica que não prioriza o fomento da crítica e da autonomia está fadada ao autoritarismo e a alienação. Nesse sentido, o filósofo de Frankfurt sentencia a necessidade da superação da barbárie mediante a prática educacional de cunho reflexivo e crítico que não se acomode na situação de massa amorfa. Conclusão: Desse modo, segundo Adorno, educar não deve se restringir a transmissão de conhecimento, tampouco pretender moldar os indivíduos, mas sim promover contestação e a resistência.

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