Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA URCA: CRIANÇA AUTISTA E SEUS PRIMEIROS MOMENTOS NA ESCOLARIZAÇÃO

Palavra-chaves: AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO
0 of 0
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6539 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA URCA: CRIANÇA AUTISTA E SEUS PRIMEIROS MOMENTOS NA ESCOLARIZAÇÃO" "resumo" => "A presente pesquisa realiza um levantamento bibliográfico sobre a criança autista e seus primeiros momentos na escolarização, objetiva refletir sobre os principais aspectos desta inserção inicial. Estes momentos são permeados por expectativas quanto ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente no que se refere ao desenvolvimento social. Apesar das dificuldades comunicativas e especificidades cognitivas das crianças autistas, as experiências de profissionais comprometidos e capacitados têm mostrado que o processo de ensino poderá levar tempo, contudo, os resultados e contribuições para a escolarização dessas crianças poderão se tornar efetivos, o que deve ser trabalhado desde os primeiros momentos, requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores, dada a importância desta inserção inicial para a vida escolar da criança autista.A presente pesquisa realiza um levantamento bibliográfico sobre a criança autista e seus primeiros momentos na escolarização, objetiva refletir sobre os princip" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_05_2014_22_23_04_idinscrito_676_c262702b33d026cdfa30e13fa09cb75b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA KELMA DE ALENCAR ABREU" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA KELMA" "autor_email" => "kelmabreu@yahoo.com.br" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6539 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA URCA: CRIANÇA AUTISTA E SEUS PRIMEIROS MOMENTOS NA ESCOLARIZAÇÃO" "resumo" => "A presente pesquisa realiza um levantamento bibliográfico sobre a criança autista e seus primeiros momentos na escolarização, objetiva refletir sobre os principais aspectos desta inserção inicial. Estes momentos são permeados por expectativas quanto ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente no que se refere ao desenvolvimento social. Apesar das dificuldades comunicativas e especificidades cognitivas das crianças autistas, as experiências de profissionais comprometidos e capacitados têm mostrado que o processo de ensino poderá levar tempo, contudo, os resultados e contribuições para a escolarização dessas crianças poderão se tornar efetivos, o que deve ser trabalhado desde os primeiros momentos, requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores, dada a importância desta inserção inicial para a vida escolar da criança autista.A presente pesquisa realiza um levantamento bibliográfico sobre a criança autista e seus primeiros momentos na escolarização, objetiva refletir sobre os princip" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_05_2014_22_23_04_idinscrito_676_c262702b33d026cdfa30e13fa09cb75b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA KELMA DE ALENCAR ABREU" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA KELMA" "autor_email" => "kelmabreu@yahoo.com.br" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

A presente pesquisa realiza um levantamento bibliográfico sobre a criança autista e seus primeiros momentos na escolarização, objetiva refletir sobre os principais aspectos desta inserção inicial. Estes momentos são permeados por expectativas quanto ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente no que se refere ao desenvolvimento social. Apesar das dificuldades comunicativas e especificidades cognitivas das crianças autistas, as experiências de profissionais comprometidos e capacitados têm mostrado que o processo de ensino poderá levar tempo, contudo, os resultados e contribuições para a escolarização dessas crianças poderão se tornar efetivos, o que deve ser trabalhado desde os primeiros momentos, requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores, dada a importância desta inserção inicial para a vida escolar da criança autista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.