RAIMUNDO, Nayana Dos Santos et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63013>. Acesso em: 22/11/2024 14:00
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER COMO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UMA REDE MUNICIPAL DE PERNAMBUCO, A PARTIR DE UM PLANO DE ENSINO QUE TEVE COMO EIXO ORGANIZADOR “TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL”. FOI CONSTRUÍDO UM PROJETO COM O TEMA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA”. PARA EMBASAR TEORICAMENTE ESTE ESTUDO, UTILIZAMOS AS IDEIAS DE LETRAMENTO DISCUTIDAS POR AUTORES COMO (SOARES,1998) E AS DISCUSSÕES SOBRE SABERES EXPERIENCIAIS LEVANTADAS POR TARDIF (2012). PARA SOARES (1998), A VERSÃO FRACA DE LETRAMENTO REFERE-SE AO MODELO AUTÔNOMO, E A VERSÃO FORTE – AQUELA QUE DESMOBILIZA, QUE INSTIGA E QUE EXIGE DOS LEITORES UMA PARTICIPAÇÃO MAIS QUE ATIVA, RESPONSIVA E INTERATIVA – CORRESPONDE AO MODELO IDEOLÓGICO. PARTINDO DESSAS CONCEPÇÕES, MOBILIZAMOS OS NOSSOS SABERES EXPERIENCIAIS SOBRE LETRAMENTO DURANTE AS VIVÊNCIAS DOS ESTÁGIOS, POIS PARA TARDIF (2012) TAIS SABERES SÃO O NÚCLEO VITAL DA PRÁTICA DE QUALQUER PROFESSOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ETNOGRÁFICA, TENDO COMO CORPUS PRINCIPAL AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO VIVENCIADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO PERCEBEMOS QUE A AULA, POR MAIS QUE SEJA PLANEJADA, ACONTECE NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O TEMPO DE ESTÁGIO INCENTIVARAM, NOS ESTUDANTES, A CONSTRUÇÃO DE UM LETRAMENTO FORTE. A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CAMPO DE ESTÁGIO CONTRIBUIU PARA NOSSA FORMAÇÃO, POIS NOS APONTOU A NECESSIDADE DE PRÁTICAS SISTEMÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, SOBRETUDO AQUELAS REFERENTES AO LETRAMENTO NOMEADO MODELO IDEOLÓGICO.