ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO, INVESTIGAR AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM AO ESTÁGIO, NO TOCANTE AO ESTÍMULO E ENCAMINHAMENTO DOS ESTAGIÁRIOS PARA A ESCOLA, VISANDO ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E A REALIDADE ESCOLAR. A ABORDAGEM DA PESQUISA FOI QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 71 ESTUDANTES DO ÚLTIMO SEMESTRE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS AGRÍCOLAS DA SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. PARA CONSTRUÇÃO DOS DADOS, UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO, O QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS E DISCUSSÕES APONTARAM PARA A POUCA DEMANDA POR PARTE DAS DISCIPLINAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO NO TOCANTE À INTERAÇÃO ENTRE ESTAGIÁRIO E REALIDADE ESCOLAR. ESSE ESTUDO APONTOU PARA A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER VIVÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR AO LONGO DO CURSO. TAL APROXIMAÇÃO PODERÁ VIABILIZAR A MATERIALIZAÇÃO DA TEORIA-PRÁTICA, A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE O CAMPO DE ESTÁGIO E A UNIVERSIDADE.