MIDIAN MALHEIROS DE ARAUJO MACHADO
RESUMO
A PRESENTE PESQUISA ACADÊMICA TEM COMO TEMÁTICA AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A MESMA TEVE COMO BASE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONSTAMOS QUE AS CRIANÇAS NÃO NASCEM COM DIFICULDADES ESCOLARES, MAS ELAS APARECEM AO LONGO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA PROCURAMOS COMPREENDER A POSTURA ADOTADA PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA VISTO QUE, PODEM TER UM PAPEL DETERMINANTE PARA SUPERAÇÃO DESSA DIFICULDADE. ESTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALIQUANTITATIVO, TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO OS PROFESSORES LIDAM COM AS DIFICULDADES DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS. O PROCESSO DE COLETA DE DADOS VALEU-SE DE QUESTIONÁRIO, INSTRUMENTO FORMULADO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICARAM QUE OS PROFESSORES CONHECEM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, E UTILIZAM A METODOLOGIA ADAPTADA À REALIDADE DOS ALUNOS. CONCLUI-SE QUE A LEITURA E A ESCRITA SÃO PROCESSOS PROGRESSIVOS QUE MERECE UMA AÇÃO CONTÍNUA DO ESPECIALISTA E DO PROFESSOR, PARA QUE, FUTURAMENTE, INTEGRE A CRIANÇA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO.