PAULA, Luiz Henrique De. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63010>. Acesso em: 22/12/2024 23:20
O Presente estudo tem como objetivo “Analisar a influÊncia da depressÃo dos docentes em sua prÁtica pedagÓgica no Ensino Fundamental de duas escolas Municipais da cidade de Santos SP”. Considerando que a depressÃo dos docentes É um caso urgentÍssimo e influencia diretamente no potencial do docente em desenvolver suas prÁticas pedagÓgicas no ambiente escolar; seja com os alunos, pais, colegas, direÇÃo, a secretaria da educaÇÃo e atÉ com as polÍticas pÚblicas e sociais desenvolvidas nesta cidade. A pesquisa foi realizada em duas escolas com professores do ensino fundamental I na zona urbana da cidade de Santos, SÃo Paulo, Brasil. Os resultados ao final possibilitaram constatar que os docentes depressivos nÃo conseguem desenvolver o melhor do seu potencial pedagÓgico por causa do transtorno depressivo adquirido no ambiente escolar e nas suas relaÇÕes, sejam elas dentro ou fora da escola. Outro ponto a salientar É que o transtorno depressivo tem tirado o docente da sala de aula, levando-o a uma vida de tristeza e em ultimo caso atÉ a tentativa de suicÍdio.