PEDROSA, Neide Borges et al.. Políticas públicas e inclusão digital. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62076>. Acesso em: 23/12/2024 03:38
ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO DIGITAL DAS COMUNIDADES INDÍGENAS. A METODOLOGIA FUNDOU-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA NA PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO QUE POSSIBILITOU O ENVOLVIMENTO ENTRE OS SUJEITOS DA PESQUISA DE MODO COOPERATIVO E PARTICIPATIVO. A INVESTIGAÇÃO DESENVOLVEU-SE COM ONZE PROFESSORES INDÍGENAS POR MEIO DE DUAS ATIVIDADES ARTICULADAS: 1) AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE TELECENTROS NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS EM DECORRÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL; 2) OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS MODOS DE APROPRIAÇÃO DAS TICS PELOS INDÍGENAS. A PESQUISA SE NUTRIU DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS ALINHADOS À ANÁLISE DA INCLUSÃO DIGITAL COMO IMPORTANTE PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL NUMA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AQUELAS COMUNIDADES INDÍGENAS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL PARA SUPERAÇÃO DOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL. POR MEIO DE POSTURAS QUE EVIDENCIARAM, AUTONOMIA, COLETIVIDADE E COOPERAÇÃO OS SUJEITOS SE APROPRIARAM DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO VOLTADO PARA PRESERVAÇÃO DE SUA CULTURA E CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS POVOS INDÍGENAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E LUTA PELOS DIREITOS SOCIAIS.