OS DEBATES E DISCUSSÕES ATUAIS ACERCA DA INCLUSÃO, SÃO A CADA DIA MAIS IMPORTANTES E FUNDAMENTAIS NA POSSIBILIDADE DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. NO TOCANTE À COMUNIDADE SURDA, É NECESSÁRIO DESTACAR AS CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO QUE ESSES SUJEITOS PODEM ENFRENTAR. A SURDEZ PODE SER CARACTERIZADA COMO UMA PERDA AUDITIVA QUE VARIA EM GRAU, MENOR OU MAIOR, DA PERCEPÇÃO SONORA, NAS DIVERSAS FORMAS DE EXISTÊNCIA E GÊNESE DELA. O PRESENTE ESTUDO AVALIOU OS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, SENDO ESTES REFERENTES AO ANO DE 2014 AO ANO DE 2018. ESSA PESQUISA POSSUI UMA NATUREZA EXPLORATÓRIA E QUE, POR ISSO, OBJETIVA AUMENTAR A FAMILIARIDADE COM O TEMA, LEVANTANDO POSSÍVEIS CAMINHOS E IDENTIFICANDO PONTOS QUE AINDA PODEM SER EXPLORADOS, PROPICIANDO A CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL COMPOR UMA AMOSTRA DE 134 PRODUÇÕES PUBLICADAS, DIVIDIDA EM CINCO CATEGORIAS. INFERE-SE, POIS, QUE HÁ UMA GRANDE DISCREPÂNCIA SOBRE A QUANTIDADE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE DISCUTEM A TEMÁTICA SURDO/SURDEZ EM RELAÇÃO A PRODUÇÃO TOTAL, AO ANALISAR O QUANTITATIVO DE PUBLICAÇÕES. CONCLUI-SE, QUE FOI O PROPOSTO APRESENTA UM PANORAMA INICIAL E QUE NOVAS PESQUISAS SÃO NECESSÁRIAS A FIM DE UMA MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DA TEMÁTICA.