O PRESENTE ARTIGO CORRESPONDE A EXECUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE FOI POSTA EM PRÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO MUNICÍPIO DE POMBOS/PE. A EXPERIÊNCIA OBJETIVA INVESTIGAR A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: O USO DO WHATSAPP COMO SUPORTE DIDÁTICO MEDIADOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO MÉDIO), COM FOCO NO CONTEÚDO DE GÊNEROS TEXTUAIS. ELA SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE DISCUTIR AS SÉRIAS DIFICULDADES QUE BOA PARTE DOS ESTUDANTES APRESENTAM EM CULTIVAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM QUE OPORTUNIZE OS DISCENTES A TEREM MOTIVAÇÕES PRÓPRIAS, INTERAÇÕES E ENGAJAMENTO NOS ESTUDOS PARA ALCANÇAREM RESULTADOS POSITIVOS. A METODOLOGIA ADOTADA É UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA EM SALA DE AULA DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO LETIVO 2019, COM O AUXÍLIO DE LEITURAS DE OBRAS E ARTIGOS DE AUTORES QUE FOCAM NA APREENSÃO DOS SEGUINTES CONCEITOS: GÊNEROS TEXTUAIS, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS, MODERNIDADE, E AS RELAÇÕES DESTES COM A EDUCAÇÃO. AS ANÁLISES NOS POSSIBILITARAM IDENTIFICAR QUE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO (TDICS), NÃO PODERIAM CONTINUAR A SEREM TRATADAS COMO ALGO À PARTE, POIS PERTENCEM AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E ESTÃO INTERLIGADOS NO COTIDIANO ESCOLAR, AO QUAL NOSSOS ESTUDANTES ESTÃO ALTAMENTE EXPOSTOS. EM SUMA, PRETENDE-SE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO MEIO DE BUSCA CONSTANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O PAPEL QUE OS GÊNEROS TEXTOS ASSUMEM NA METODOLOGIA CONSTRUTIVA DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NO CURRÍCULO ESCOLAR.